Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

11 de dezembro de 2012

O Tempo e o Rio Grande nas imagens do Arquivo Histórico do RS recebe Prêmio Açorianos de Literatura 2012



Na noite dessa segunda-feira (10), o livro O Tempo e o Rio Grande nas imagens do Arquivo Histórico RS recebeu o Prêmio Açorianos de Literatura 2012, na categoria especial.
Publicada pelo Arquivo Histórico do Rio Grande do Sul (AHRS), instituição da Secretaria de Estado da Cultura, em parceria com o Instituto Estadual do Livro (IEL) e a Maestra Comunicação e Cultura, a obra é resultado do trabalho de pesquisa do AHRS e sua equipe técnica, sob a organização de Rejane Penna, historiógrafa da instituição. A obra, concebida por Luiz Carlos da Cunha Carneiro, tem projeto gráfico de Clô Barcellos, planejamento cultural de Simone Lersch e foi patrocinado pelo Banrisul, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet).
Com 168 páginas, a publicação reúne mais de 200 imagens do acervo do Arquivo Histórico, desde o século XIX até a contemporaneidade. Estão presentes as fotografias mais significativas e exclusivas que, junto a textos de renomados pesquisadores, contam a passagem do tempo sob diferentes contextos de crises, mudanças e permanências. As imagens selecionadas contemplam quatro temas principais: antepassados, espaços/natureza, sociabilidade e luta/política.
Texto: Asscom Sedac