Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

13 de dezembro de 2012

Música popular gaúcha no encerramento da temporada da Ospa


A Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, fundação vinculada à Secretaria de Estado da Cultura, realiza o último concerto de sua temporada 2012 na próxima terça-feira (18), às 20h30, na Praça da Matriz, em Porto Alegre, com regência do diretor artístico da Ospa, Tiago Flores. Para encerrar o ano com chave de ouro, apresenta-se com músicos que, como ela, são ícones da cultura no Rio Grande do Sul, com projeção nacional: Antonio Villeroy, Bebeto Alves, Gelson Oliveira e Nelson Coelho de Castro. Eles começam a noite contando com as participações especiais dos cantores e compositores Carlos Cachoeira e Monica Tomasi, depois dividem o palco com a Ospa e, ao final, se retiram para dar lugar ao Coro Sinfônico da Ospa e à parte natalina do repertório. O espetáculo é gratuito e integra a campanha de prestação de contas do Governo do Estado.
Antonio Villeroy, Bebeto Alves, Gelson Oliveira e Nelson Coelho de Castro, unidos, formam o Juntos, que já lançou dois discos e circulou por cidades da Alemanha, da Áustria, da França, do Uruguai e da Argentina. A história do grupo começou há quinze anos, em dezembro de 1997, a partir de um convite para que os quatro produzissem um espetáculo de encerramento de ano. A estreia foi no Auditório Araújo Vianna, frente a uma plateia de 3 mil pessoas. Deu tão certo que acabou ganhando o Prêmio Açorianos de Melhor Espetáculo do Ano.
Nesta apresentação, que finaliza a programação da Ospa em 2012, estão canções registradas nos CDs Juntos ao Vivo e Juntos < 2, bem como composições das carreiras solo de Antonio Villeroy e Bebeto Alves. Os arranjos para orquestra são assinados por Alexandre Ostrovski, Arthur Barbosa, Paulo Aragão, Pedrinho Figueiredo e Rodrigo Bustamante. No programa, Povoado das Águas, Mais uma Canção, Depois da Chuva, Pra Rua me Levar, Velas pra Todos os Santos, Garganta, El Guión, Uma Louca Tempestade, Natal de Todo o Mundo e Aleluia, de O Messias.
Sobre o Juntos
Resultado do encontro de quatro grandes artistas brasileiros que possuem suas carreiras individuais consagradas a partir do Rio Grande do Sul, o Juntos teve início em dezembro de 1997, quando estreou no Auditório Araújo Vianna. Em maio de 1998, no palco do Teatro Renascença, dois novos concertos públicos foram realizados especialmente para captação da RGE/RBS Discos. Assim, o CD Juntos ao Vivo se tornou um dos mais importantes registros fonográficos produzidos no estado. O lançamento aconteceu no mês de dezembro, no Auditório da Reitoria da Ufrgs. O espetáculo foi gravado como Especial de Fim de Ano da TV COM/RBS.
Em março de 1999, com apresentações em Montevidéu e Buenos Aires, os quatro artistas alcançam sucesso de público e de crítica, recebendo inúmeros convites para retornarem àqueles dois países. Em julho do mesmo ano, participam do Festival de Música Brasileira, na França, promovido pela cidade de Sanary. Estiveram ao lado de nomes como Daniela Mercury, Carlinhos Brown e Elba Ramalho. Foram destacados, na ocasião, como a melhor exibição dentre os artistas brasileiros.
Após os compromissos com a última turnê, finalizando, no total, mais de 50 apresentações de Juntos ao Vivo em mais de dois anos de estrada, em maio de 2001, um convite iria abreviar um intervalo de atividades que havia sido estabelecido. O produtor Ayrton do Anjos fez a proposta de gravar um segundo CD, Juntos < 2, desta vez em estúdio. Acompanhados apenas por seus violões, os quatro compositores interpretariam canções inéditas: novo encontro, novo álbum, nova turnê. O resultado foi surpreendente: um registro de impacto, tanto pelas interpretações dos artistas como pelo repertório elaborado.
Com o CD Juntos < 2, Bebeto Alves, Gelson Oliveira, Nelson Coelho de Castro e Antônio Villeroy deram início a mais uma turnê pelo interior do estado. Logo depois embarcaram para uma viagem para Europa com shows em Munique, Áustria e Paris.
Sobre o gerente
Atual diretor artístico da Ospa, Thiago Flores se graduou pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, sob a orientação de Arlindo Teixeira, e especializou-se em regência orquestral em São Petersburgo (Rússia) com Victor Fedotov. Participou de cursos, oficinas e festivais com Kurt Redel (Alemanha) e Lutero Rodrigues, e venceu o concurso Jovens Regentes promovido pela Ospa. Atuou à frente de orquestras do Brasil, Uruguai, Venezuela, México, Itália e Áustria.
Regente da Orquestra de Câmara da Ulbra desde sua fundação, vem recebendo inúmeros elogios da crítica especializada, destacando-se como grande incentivador da nova música e tendo contribuído, em muito, para o reconhecimento do conjunto como um dos melhores do gênero no país. Recebeu o prêmio Melhores da Cultura 2005, conferido pela Secretaria da Cultura do Estado do Rio Grande do Sul, e em 2006, no Festival de Cinema de Maringá, o prêmio de Melhor Música como diretor musical do filme Sal de Prata, de Carlos Gerbase.
Serviço:
O que: Concerto de encerramento da temporada 2012 da Ospa
Quando: 18 de dezembro (terça-feira), às 20h30
Onde: Praça da Matriz
Entrada franca
Texto: Ana Laura Freitas
Edição: Asscom Sedac