Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

27 de dezembro de 2012

Fortunati recebe projeto da Festa de Navegantes

Foto: Ricardo Giusti/PMPA
Prefeito elogiou a iniciativa e destacou parceria com o poder público
Prefeito elogiou a iniciativa e destacou parceria com o poder público
Os organizadores da Festa de Nossa Senhora dos Navegantes entregaram nesta quinta-feira, 27, ao prefeito José Fortunati o projeto para 2013. Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial de Porto Alegre, o evento é realizado todos os anos, no dia 2 de fevereiro, dia da padroeira da capital gaúcha.

Com o tema Sustentabilidade, Navegantes apoia esta causa. Venha com a gente!, os organizadores da tradicional festa religiosa pretendem estimular uma mudança de atitudes e do comportamento da comunidade de Porto Alegre. O barulho dos foguetes deve ser substituído por música, a ideia é abrir a procissão com ciclistas, e até um trabalho de orientação deve reduzir o lixo nos locais por onde passam os fiéis. “Ao estimular uma sociedade para atitudes sustentáveis, nós precisamos rever algumas coisas na Festa de Navegantes. Fogos de artifício são caros e geram lixo, então temos que trabalhar com o público uma forma de abolir os fogos. A bicicleta é um meio de transporte ecologicamente correto e que reduz os problemas de mobilidade, então vamos dar prioridade aos ciclistas na nossa procissão”, defendeu o provedor da Irmandade Nossa Senhora dos Navegantes, André Cardoso Vasques.

O prefeito elogiou a iniciativa. “O poder público precisa de parceiros. Nós não temos como trabalhar sozinhos a conscientização da sociedade para a importância da sustentabilidade, da mudança de atitudes. E esse trabalho que está sendo feito pela organização da Festa de Navegantes é fundamental na busca de mais qualidade de vida para Porto Alegre”, disse Fortunati.

Também participaram do encontro o secretário municipal de Gestão e Acompanhamento Estratégico, Urbano Schmitt, e o coordenador-geral da festa, Juarez Cardoso.

Navegantes
- Nossa Senhora dos Navegantes foi declarada padroeira de Porto Alegre. A celebração religiosa faz parte dos saberes, formas de expressão e lugares significativos para a preservação da memória cultural da Capital. A devoção à santa chegou ao Brasil com os navegadores portugueses e espanhóis. Nossa Senhora é vista por quem viaja pelo mar ou rios como protetora contra tempestades e outros perigos das águas.


/evento
Texto de: Melina Fernandes
Edição de: Vanessa Oppelt Conte
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.