Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

11 de dezembro de 2012

Como será o espetáculo do Rainha do Carnaval


Ano do Dragão Chinês é a inspiração para o espetáculo do Rainha do Carnaval 2013 - Foto: reprodução


Ávila é o carnavalesco do evento
Engana-se quem estiver pensando que o show do Rainha do Carnaval 2013, sábado, dia 15, ficará por conta da beleza e do samba no pé das candidatas que concorrem à Corte de Porto Alegre. O evento coordenado por Evandro Hazzy será um espetáculo do início ao fim.

E boa parte do mérito será do cenógrafo e carnavalesco Sérgio Ávila (foto), responsável pela decoração e carnavalização do palco e das apresentações. O tema do concurso, conforme já havíamos comentado aqui, será "Dragão Chinês Exalta o Carnaval":

— A decoração do Rainha do Carnaval de Porto Alegre terá como inspiração o Ano do Dragão Chinês, comemorado em 2012 e que, para os chineses, representa a força da transformação, do renascimento da esperança e do pensamento humano. É irônico, pois estamos também no ano em que o calendário maia levou muitos a pensarem que o mundo vai acabar em 2012. E o Ano do Dragão Chinês é justamente o oposto — contou Ávila.

A abertura do evento terá mais de 50 componentes em cena, além de ritmistas (Bambas) e tamboreiros. As candidatas entrarão como gueixas e haverá dançarinos mandarins com leques (Cadica Danças) e manipuladores de dragão (Mancha Verde POA), todos coreografados por Sérgio Ávila.

Fábio Verçoza também fará uma participação ao entrar caracterizado como um imperador chinês e, ao surgir no meio dos mandarins, se transformará em Rei Momo. Durante a apresentação, serão acendidas 50 lanternas chinesas.


O Concurso Rainha do Carnaval de Porto Alegre terá ainda como atrações as escolas Estado Maior da Restinga, Imperadores do Samba, Império da Zona Norte e Imperatriz Dona Leopoldina. Cada uma se apresentará durante 20 minutos, em intervalos que dividirão os momentos do concurso. As candidatas, além do figurino de dança, desfilarão com fantasias (pessoais) e em maiôs e trajes de gala, com figurino de Bia Brazil.

Após o anúncio da vencedora, será realizada a cerimônia oficial de abertura da folia da Capital, com a entrega das chaves da cidade pelo prefeito José Fortunati ao Rei Momo Fábio Verçoza.

O evento terá início às 20h, no Ginásio Tesourinha, com entrada franca. A previsão de encerramento é pouco antes das 23h30min.