Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

10 de dezembro de 2012

Araújo Vianna terá lançamento de CD com músicas de alunos

Foto: Divulgação/PMPA
Disco tem 25 músicas interpretadas por mais de 400 estudantes

Disco tem 25 músicas interpretadas por mais de 400 estudantes

Nesta quinta-feira, 13, às 19h, no auditório Araújo Vianna, será lançado o CD do projeto "Nosso Som", reunindo 25 canções gravadas por 462 estudantes de jardim de 21 Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs) e de instituições conveniadas à prefeitura. O evento é gratuito e aberto ao público. O CD não será comercializado, mas todas as escolas da rede municipal de ensino e as conveniadas o receberão.

O projeto é coordenado pela assessora musical da Secretaria Municipal de Educação (Smed), maestrina Suzete Wortmann Rocha. Participaram do trabalho integrantes das EMEIs da Vila Elizabeth, da Vila da Páscoa, da Vila Tronco, da Vila Santa Rosa, Humaitá, Padre Ângelo Costa, Ilha da Pintada, Patinho Feio, Tio Barnabé, Girafinha, Mamãe Coruja, Max Geiss e Nova Gleba, as conveniadas Os Pequenos de Jesus, Semeando o Amanhã, Murialdo e Casa Nazaré Maria Galbusera, assim como das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) Moradas da Hípica, Martim Aranha e Chapéu do Sol.
A proposta teve início em maio, disponibilizando curso de qualificação em música a educadores de jardim das escolas da rede e de instituições conveniadas à prefeitura. Com aulas presenciais e tarefas à distância, foram ao todo quatro encontros por região da cidade, atendendo a cerca de 100 docentes. Ao final, os participantes foram convidados a compor músicas com seus alunos, todos com quatro a seis anos, sobre temas de rotina em sala de aula. De 43 trabalhos inscritos, 25 foram selecionados por comissão julgadora de membros da Educação Infantil da Smed para serem gravados no disco.
"Atenção Para a Chamada", "Barulho & Silêncio", "Vamos Dormir", "Reciclar o lixo" e "Rap da Saída" são algumas das canções que integram o CD do projeto Nosso Som, desenvolvido pela prefeitura, por meio da Smed e apoio da Procempa. Rearranjadas e com base instrumental, foram gravadas entre setembro e outubro, no Studio 10.

"Esta é a primeira vez que ocorre este tipo de registro sonoro na rede municipal de ensino, e o mais importante é que será feito por alunos e professores não especializados em música, mas qualificados a partir do curso", explica Suzete, satisfeita. Ela reforça que o projeto terminou por desmistificar o fazer musical, aumentando a autoestima dos estudantes, que foram compositores e intérpretes. "O resultado superou nossas expectativas e contribuiu para mobilizar toda a comunidade", resumiu a assessora musical da Smed.
Confira o encarte aqui e o blog do projeto aqui.


/educacao

Texto de: Tiago Nequesaurt
Edição de: Vanessa Oppelt Conte
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.