Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

16 de novembro de 2012

Secretaria da Cultura lança publicações sobre prédios históricos

Foto: Divulgação/PMPA
Lançamento acontece na quinta-feira, 22, no Museu de Porto Alegre
Lançamento acontece na quinta-feira, 22, no Museu de Porto Alegre
Um livro e seis outras publicações relacionadas a prédios e monumentos históricos e artísticos de Porto Alegre serão lançados na quinta-feira, 22, às 17h no Museu de Porto Alegre (rua João Alfredo, 582) pela Coordenação da Memória da Secretaria Municipal da Cultura. O livro Conservação de Monumentos (Editora da Cidade) resume em cerca de 60 páginas as diretrizes que hoje norteiam a preservação e manutenção permanente de prédios e monumentos, bem como um histórico evolutivo deste processo.
Na obra, as diretrizes são especificadas de acordo com o material (rochas, metais, concreto armado, cerâmica, resinas etc) cuidados práticos e recomendações técnicas. Cerca de 60 imagens ilustram o livro, todas com referência de data de construção, estilo, localização, autor e época do registro, além de referências bibliográficas para consultas mais aprofundadas. A organização é de Flávia Boni Licht e de Luiz Antônio Bolcato Custódio.
As outras seis publicações têm a forma de folders, como se popularizaram os folhetos dobráveis, e se referem a marcos arquitetônicos da capital como o Mercado Público, o Paço dos Açorianos, o Arquivo Histórico de Porto Alegre, o Chalé da Praça XV, o Museu de Porto Alegre e a Casa Torelly, sede administrativa da Secretaria da Cultura. Além de informações sobre a história, estilos e técnicas empregados em cada edificação e destaques de elementos internos importantes, grandes ilustrações do artista plástico e professor Joaquim da Fonseca nomeiam cada detalhe que compõe as fachadas dos seis prédios mencionados. Por fim, um resumo informa os serviços disponíveis, contatos e horários de funcionamento daqueles locais. A organização é da Coordenação da Memória da SMC.


/cultura
Texto de: Marcelo Oliveira da Silva
Edição de: Caren Mello
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.