Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

29 de novembro de 2012

Reestruturação da prefeitura busca melhorar serviços

Foto: Ricardo Giusti/PMPA
Prefeito destacou que reforma é compromisso assumido e trará agilidade Prefeito destacou que reforma é compromisso assumido e trará agilidade
Foto: Ricardo Giusti/PMPA
Novos mecanismos permitirão ainda mais transparência na gestão
Novos mecanismos permitirão ainda mais transparência na gestão
Para melhorar e qualificar a prestação dos serviços à população, o prefeito José Fortunati, acompanhado do vice-prefeito eleito, Sebastião Mello, apresentou nesta quinta-feira, 29, o projeto de reforma administrativa com a nova estrutura da prefeitura que será implantada a partir de 1º de janeiro de 2013, quando terá início o novo governo. As informações foram dadas em coletiva de imprensa no Salão Nobre do Paço Municipal. Conforme o prefeito, a reforma administrativa, que terá 0,41% de impacto anual na folha de pagamento, é um compromisso assumido por ele durante o processo eleitoral com o objetivo de garantir mais e melhores serviços à população, agilizar a máquina pública e otimizar as estruturas para que a administração municipal e a cidade possam dar um salto de qualidade. (fotos)
 
A partir de outubro, começaram a ser realizados estudos para aprimorar a gestão que resultaram na criação e adequações de estruturas, visando evitar o sombreamento de atribuições entre secretarias e órgãos, e reforçar a participação do poder público em setores mais carentes. Entre as principais mudanças apresentadas pelo prefeito estão a criação do Escritório de Licenciamento e Regularização Fundiária, que permitirá mais agilidade na tramitação das solicitações e análises, mais integração entre os órgãos municipais nos estudos das demandas e transparência no acompanhamento dos processos. "Hoje os processos passam por inúmeras secretárias e se perde o controle. Com o escritório, não ficará nenhuma dúvida sobre os procedimentos, métodos ou sobre qualquer etapa", disse Fortunati. Apostando no fortalecimento dos Centros Administrativos Regionais (CAR), atendimento que é realizado em cada bairro, serão criados cinco novos centros passando de 12 para 17.
 
Conforme Fortunati, foi identificada a necessidade de reforçar a estrutura nas áreas de democracia participativa e excelência em serviços. Está previsto também o desmembramento da Secretaria de Direitos Humanos e Segurança Pública, que resultará em maior atenção à segurança urbana, como à integração e ampliação das políticas de direitos humanos implantadas no município, que englobará o gabinete do Povo Negro, Coordenadorias da Mulher e do Idoso, grupos específicos e GLBTs.
 
Segundo o prefeito, a nova Secretaria de Urbanismo, em substituição à atual Secretaria de Planejamento Municipal (SPM),  passará a tratar especificamente do planejamento urbano de curto prazo, sendo a guardiã do Plano Diretor e a executora do Plano Regulador. Passa ainda a incorporar a sua estrutura a área de edificação e controle, hoje vinculada à Secretaria Municipal de Obras Viárias (Smov). Conforme Fortunati, a intenção é que os mecanismos adotados possam dar mais transparência à gestão. “Transparência significa economia de recursos. Quanto mais tornarmos transparentes os processos, maior agilidade, confiabilidade e menos possibilidades de desvios de recursos na máquina pública”, frisou.
 
O prefeito destacou, ainda, que houve a preocupação de buscar exemplos e experiências de reformas administrativas que tiveram êxito em outras cidades brasileiras, como em Curitiba e no Rio de Janeiro, que possuem ferramentas de gestão em um estágio mais adiantado em relação à tramitação de processos e prestação de serviços. Também serviram de referência as administrações estaduais de Minas Gerais e Pernambuco. Foi a coordenadora do Gabinete de Planejamento Estratégico, Izabel Matte, quem apresentou as diretrizes estratégicas, com a revisão das questões e as mudanças na estrutura da prefeitura. A reforma resultou na criação de 331 novos cargos, a extinção de 336 e a regularização de 213, tendo repercussão financeira anual de R$ 8.569.200,00.
 
Por fim, Fortunati afirmou que os trabalhos não se encerram, pois sendo aprovado o projeto na Câmara parte-se para a fase de implantação das mudanças no inicio do próximo governo. Após a coletiva, o prefeito foi à Câmara de Vereadores encaminhar o Projeto de Lei da reforma administrativa.
 
Histórico: A reforma começou a ser desenhada em 8 de outubro e exigiu a revisão do Mapa Estratégico da Prefeitura, focando a atuação municipal em três áreas principais: Ambiência (Urbano, Meio Ambiente e Econômico), Prestação de Serviços e Social.
 
Resultados esperados: A reforma é fundamentalmente uma resposta da administração municipal aos problemas verificados e às exigências/demandas da população:
- agilização dos procedimentos;
- qualificação na prestação dos serviços;
- transparência na gestão;
- governo mais próximo das comunidades.

 
O que muda com a reforma administrativa?

A reforma administrativa se dará em quatro grandes blocos:

BLOCO 1 - Segurança e Direitos Humanos

Situação atual: Uma única secretaria integra as duas atividades: a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Segurança Urbana. Além disso, diversos órgãos como Gabinete do Povo Negro e Coordenadoria da Mulher tratam de temas específicos em núcleos distintos.

Proposta: Divisão da atual Secretaria em duas: Secretaria de Segurança e Secretaria de Direitos Humanos.

Resultados: Atenção mais dedicada à segurança urbana e integração e ampliação das políticas de direitos humanos implantadas no município, alinhando institucionalmente com estruturas similares em outras esferas públicas e com o governo federal.
 
BLOCO 2 - Gestão e Governança - Planejamento Estratégico e Orçamento

Situação atual: o Modelo de Gestão implantado em Porto Alegre, referência nacional, de acordo com diversas entidades especializadas na área, precisa ser ampliado e adequado para atender às necessidades e projetos prioritários que serão colocados em prática no novo ciclo da administração.

Proposta: adequação das estruturas do Gabinete de Planejamento Estratégico e do Gabinete de Programação Orçamentária em uma Secretaria com escritórios específicos que tratarão das duas áreas, o que permitirá um planejamento alinhado aos resultados pretendidos, com um monitoramento mais intenso das atividades desenvolvidas pelo Município, inclusive com a implantação de contratos de gestão com cada área da administração.

Resultados: Gestão mais eficiente, mais transparente em seus processos e garantia de que as metas firmadas pelos órgãos perante a sociedade serão cumpridas.
 
- Escritório de Licenciamento e Regularização Fundiária

Situação atual: Fluxo pouco claro e obstaculizado para o encaminhamento de construção de empreendimentos, edificações, parcelamentos de solo ou de regularização fundiária.

Proposta: Criação do Escritório de Licenciamento e Regularização Fundiária, vinculado à Secretaria de Gestão, que será o canal de acesso e monitoramento de processos dessa natureza.

Resultados: mais agilidade na tramitação das solicitações e análises, mais integração entre os órgãos municipais nos estudos das demandas e mais transparência no acompanhamento das mesmas.
 
- Secretaria de Gestão - Projetos Especiais com Financiamentos Externos
 
- Secretaria de Gestão - Escritório MetroPoa
 
- Prefeitura mais próxima da população

Situação atual: A Prefeitura possui hoje 12 Centros Administrativos Regionais (CARs) na cidade, vinculados à Secretaria de Governança Local, que buscam estabelecer a relação da administração no coração das regiões do Orçamento Participativo. Sem a estrutura adequada, não conseguem cumprir plenamente com sua missão.

Proposta: Ampliação do número de CARs para 17, um por região do OP e reestruturação interna de cada unidade, reforçando a estrutura nas áreas de democracia participativa e excelência em serviços.

Resultado: Com a nova formatação, os CARs passam a funcionar de fato como subprefeituras, prestando informações, fiscalizando serviços, aprofundando a participação cidadã e encaminhando as soluções para as demandas da comunidade.
 
 BLOCO 3 - Planejamento Urbano, Edificação e Licenciamento

- Foco na conservação e em projetos Situação atual: conservação da iluminação pública, vias e viadutos e próprios municipais é realizada por divisões diferentes e, por vezes, órgãos diversos.

Proposta: Adequação da estrutura da Smov, criando a Supervisão de Conservação, que irá integrar e unificar a gestão da manutenção desses importantes serviços da cidade. Além disso, será estruturada a Supervisão de Projetos, garantindo uma atuação permanente na elaboração de novas propostas para a cidade.

Resultados: mais eficiência na prestação de serviços de conservação e mais projetos para a cidade, permitindo a busca de novos investimentos.
 
- Urbanismo

Situação atual: Hoje Porto Alegre conta com a Secretaria do Planejamento Municipal, que tem a função de realizar o planejamento de curto e longo prazo, nem sempre conseguindo executar esta segunda tarefa por questões estruturais. Além disso, há sombreamento em relação à Smov no que diz respeito aos licenciamentos.

Proposta: Criação da Secretaria de Urbanismo em substituição à atual SPM. A nova secretaria passará a tratar especificamente do planejamento urbano de curto prazo, sendo a guardiã do Plano Diretor e a executora do Plano Regulador. Passa ainda a incorporar à sua estrutura a área de edificação e controle, hoje vinculada à Smov.

Resultados: Adequação lógica da função do órgão, garantindo mais atenção para o que ocorre hoje na cidade, mais agilidade nas análises de licenciamentos e criação das condições para a futura implantação do Instituto de Planejamento da Cidade de Porto Alegre.
 
BLOCO 4 – Gabinetes Institucionais

Situação atual: Existem hoje, vinculados ao Gabinete do Prefeito, dez órgãos, com as mais diferentes nomenclaturas e estruturas.

Proposta: Padronização institucional dos órgãos que passam todos a serem chamados de gabinetes. Extinção de três estruturas que vão ser incorporadas por outras secretarias. Adequação estrutural de algumas divisões importantes, como o Centro Integrado de Comando da Cidade de Porto Alegre e a criação do Escritório de Articulação Institucional em Brasília.

Resultado: Enxugamento do número de estruturas do Gabinete do Prefeito, ampliação do diálogo e articulação junto a órgãos federais e qualificação do monitoramento da cidade.