Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

25 de novembro de 2012

Parada Livre levou multidão ao Parque Farroupilha neste domingo



Foto: Divulgação/PMPA
Evento teve como tema “Não há vida sem liberdade e sem prazer”
Evento teve como tema “Não há vida sem liberdade e sem prazer”
O domingo ensolarado contribuiu para que a 16ª Parada Livre de Porto Alegre fosse um verdadeiro sucesso. O evento, teve como tema “Não há vida sem liberdade e sem prazer”, começou bem antes das 14h, no Parque Farroupilha, com o desfile de travestis, transformistas e grande público simpatizante vestindo roupas com as cores do arco íris. Até as 17 horas quando começou o tradicional desfile dos carros houve apresentação de mais de 20 atrações no palco que recebeu, ainda, autoridades, federais, estaduais e municipais, entre elas a ministra dos Direitos Humanos, Maria do Rosário, que surpreendeu na espontaneidade, vestindo jeans e calçando tênis entrou correndo no palco para saudar a grande multidão presente.

A desembargadora Maria Berenice Dias foi a primeira a saudar o público, enfatizando que não dá mais para falar que não se faz nada, porque o Rio Grande do Sul faz, a Ordem dos Advogados do Brasil criou a Comissão de Diversidade Sexual que já colheu 1,4 milão de assinaturas para levar ao Congresso Nacional em apoio ao Estatuto da Diversidade Sexual, um Projeto de Lei de iniciativa popular. O objetivo é defender a igualdade e a conquista de direitos para o público LGBT (lésbicas, gays, bissexuais e transexuais).

Em nome da Prefeitura de Porto Alegre falou Mário Morocini Azambuja Junior, coordenador de Direitos Humanos da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Segurança Urbana (SMDHSU), lembrando que há 12 anos a Administração Municipal reconhece e apóia o papel e a força do Movimento GLTB.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) lançou neste domingo, 25, durante a 16ª Parada Livre na Redenção, projeto que tem como objetivo promover a prevenção de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), Aids e Hepatites Virais entre homens que fazem sexo com homens. Um estande montado no Parque Farroupilha, das 14h às 20h, ofereceu informações sobre a campanha, inclusive com a exposição das peças do projeto, como cartazes, folders, adesivos e dispenser de preservativo.

Tradição em Porto Alegre, a Parada Livre conta com o apoio das secretarias municipais de Cultura (SMC), da Saúde (SMC) e de Direitos Humanos e Segurança Urbana (SMDHSU) por meio da Coordenação de Políticas de Direitos Humanos (CDH) , do Governo do Estado e da Secretaria de Direitos Humanos do Governo Federal. O evento é organizado por grupos do movimento social LGBT, Igualdade, Associação de Travestis e Transexuais de Porto Alegre em parceria com o Nuances, Grupo pela Livre Expressão Sexual; Somos, Comunicação, Saúde e Sexualidade; Regional Sul da LBL, Liga Brasileira de Lésbicas e o Saju, Serviço de Assistência Jurídica Gratuita da UFRGS

Edição de: Cleber Saydelles
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.