Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

30 de novembro de 2012

Ministra Marta Suplicy destaca: “a identidade do Mercosul é a cultura”

A ministra da Cultura, Marta Suplicy, participou nesta sexta-feira, 23, de encontro com ministros e representantes de países do Mercosul Cultural, em Brasília. “Chegamos ao consenso de que a identidade do Mercosul é a cultura e que, por meio dela, buscamos a inclusão social. Esse foi um passo gigantesco”, comemorou.
A XXXV Reunião de Ministros do Mercosul Cultural teve como pauta a apresentação dos resultados dos encontros das Comissões da Diversidade Cultural e do Patrimônio, parecer sobre o Fundo do bloco e propostas para um Plano Estratégico.
Em conclusão estavam os debates realizados ao longo do mês de novembro pelas Comissões da Diversidade Cultural e do Patrimônio Cultural.
Ao lado da ministra Marta, estavam presentes o secretário de Cultura da Argentina, Jorge Coscia, o ministro da Venezuela, Pedro Enrique Calzadilla Pérez, o diretor da Biblioteca Nacional do Uruguai, Carlos Liscano Freitas, o embaixador do Peru, Jorge Bayona, e o ministro da embaixada do Equador, Santiago Chávez. O Brasil está na presidência pro tempore do bloco até o fim de 2012 e, por isso, é o país responsável por organizar e coordenar as reuniões do Mercosul.
Com o objetivo de financiar programas e projetos que fomentem a criação, circulação, promoção, proteção e difusão dos bens, serviços e da diversidade das expressões culturais que contribuem para a integração do bloco, o Fundo está em processo de criação. A fase atual é a de regulamentação e de internalização nas legislações nacionais. Durante a reunião desta sexta, os ministros da Venezuela e da Argentina sugeriram que o fomento seja direcionado para temas específicos a cada ano, para que haja um foco maior no investimento.
Marta concordou: “o Fundo consiste em aporte financeiro desses países para dar continuidade a essa integração que queremos fazer. Houve uma discussão de que faremos por tema, para não ter encaminhamento pulverizado”.
Plano Estratégico
O Plano foi proposto durante a reunião dos ministros de 2011 e tem como propósito estabelecer uma relação com a valorização e promoção da diversidade cultural dos países do Mercosul. Assim, os países presentes apresentaram sugestões para as ações do Plano. Foi nesse sentido que se propôs criar uma identidade do bloco a partir da cultura, identificando o que os países têm em comum.
(Texto: Cora Dias, Ascom/MinC)