Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

24 de novembro de 2012

Evento marca início das obras do Centro Cultural Terreira da Tribo


Foto: Cristine Rochol/PMPA
Ato celebra início das obras
Ato celebra início das obras
Com festa e animação foi comemorado nesta sexta-feira, 23, o início das obras do Centro Cultural Terreira da Tribo. Os presentes assistiram a cerimônia da Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz, que marcou o início da construção do espaço cultural na rua João Alfredo, 709, no bairro Cidade Baixa.

Prestes a completar 35 anos, a Terreira da Tribo terá um centro de experimentação e pesquisa cênica e uma escola de teatro popular numa área superior a 1,7 mil metros quadrados de área construída. Além do espaço para pesquisa teatral do grupo, o prédio de três andares prevê ainda salas de aula, biblioteca, um centro de referência do teatro popular, sala de exposição, sala de projeção e local para o acervo da Terreira da Tribo.
O Prefeito José Fortunati, representantes da empresa que venceu a licitação pública para a construção, 5S Arquitetura e Design, os arquitetos Michele Raimann, Genoveva Ost Scherer e Roberto Passos Nehme, autores do projeto, e o diretor da Usina do Gasômetro de Porto Alegre, Caco Coelho, participaram do ato de celebração.

Histórico da Tribo– A Tribo de Atuadores Ói NóisAqui Traveiz surgiu em 1978 com uma proposta de renovação radical da linguagem cênica. Durante esses anos criou uma estética pessoal, fundada na pesquisa dramatúrgica, musical, plástica, no estudo da história e da cultura, na experimentação dos recursos teatrais a partir do trabalho autoral do ator. Em 1981 acontecem as primeiras intervenções teatrais de rua do grupo. O grupo mantém a Terreira da Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz, que funciona como Escola de Teatro Popular, oferecendo diversas oficinas abertas e gratuitas para a população.

Sobre a construção da Terreira da Tribo –
Em março de 2008, ao completar trinta anos de existência, a Tribo conquista junto ao poder público municipal o terreno na Rua João Alfredo n° 709, cedido por comodato. Em dezembro de 2010, a Prefeitura de Porto Alegre garantiu junto ao Ministério da Cultura a verba orçamentária para a construção do Centro Cultural Terreira da Tribo. A medida atende a deliberação aprovada pelo Orçamento Participativo, durante três anos consecutivos ao final da década de 1990, em que a comunidade manifestou seu desejo de destinar um lugar definitivo para abrigar a Terreira da Tribo – Centro de Experimentação e Pesquisa Cênica e Escola de Teatro Popular.



/cultura
Edição de: Cleber Saydelles
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.