Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

22 de novembro de 2012

Conselho Estadual de Cultura debate com a comunidade


Nessa quarta-feira ( 21), das 09 às 18h, no Centro Cultural Erico Verissimo da CEEE, o Conselho Estadual de Cultura (CEC) promove o II Colóquio Estadual. Um intervalo de 10 anos separa os dois encontros, o I foi realizado em 2002. O objetivo é estreitar as relações entre instituições culturais, gestores, produtores independentes, artistas, entidades, sociedade de um modo geral e os responsáveis pelos setores no Rio Grande do Sul.
A cerimônia de abertura, coordenada pela presidente do CEC, Loma Pereira, contou com a presença do secretário de Estado da Cultura, Luiz Antonio de Assis Brasil, da coordenadora regional do Ministério da Cultura, Margarete Moraes e do presidente do Conselho dos Dirigentes de Cultura (CODIC) da Famurs, José Carlos Martins.
Oportunidade para conhecer o trabalho do Conselho Estadual de Cultura.
Assis Brasil destacou o momento de transparência e independência que marca a atual gestão do CEC. “Mantemos com o Conselho Estadual de Cultura uma relação de cooperação e principalmente de independência. Sabemos qual é a tarefa do conselho e ele tem executado muito bem esta tarefa. O papel da secretaria de cultura é dar ao conselho condições plenas de trabalho e independente. Em nenhum momento interferimos em qualquer processo, em qualquer decisão do CEC. Acredito que esta é a maneira adequada, justa e honesta de trabalhar com o conselho”, finalizou.
Margarete Moraes salientou a importância do planejamento a longo prazo das políticas culturais para o país. “O Rio Grande do Sul se destaca nacionalmente por estar desenvolvendo seu CPF – Conselho, Plano e Fundo de cultura - com o chamamento e envolvimento da comunidade. Isto fortalece o Sistema Nacional de Cultura que tem como maior desafio enfrentar a falta de institucionalidade que a cultura enfrenta na maioria dos municípios brasileiros”, disse.
José Carlos Martins fez uma explanação sobre as condições dos municípios, especialmente os pequenos e médios, para desenvolver as políticas públicas de cultura. “
Talvez esta seja uma das atividades mais significativas que o CEC está realizando. Entendemos que é fundamental que o conselho debata política cultural. O Conselho pode colaborar muito na solução da demanda histórica que é a fruição e acesso à cultura pelos pequenos e médios municípios”.
Programação
Após a abertura o professor e pesquisador Francisco Marshall falará sobre o importante tema Cultura e entretenimento, seguindo-se a apresentação e debate com as Câmaras Técnicas do Conselho.
Depois do almoço, plenário e participantes examinam numa oficina com a coordenação de André Martinez, pesquisador, conferencista e consultor em tecnologia sócio-cultural, Protagonismo Cultural, Pedagogia Social e Desenvolvimento Sustentável..
Sobre o Conselho Estadual de Cultura
Ao longo do tempo, com maiores ou menores aproximações e interação, o Conselho Estadual de Cultura, com seus atuantes 24 conselheiros, tem buscado integrar-se com as forças vivas da capital e do estado, exteriorizando suas preocupações e analisando os caminhos para a apreciação de projetos que buscam os benefícios da renúncia fiscal através da Lei de Incentivo à Cultura, (LIC), e outros caminhos que porventura se abram.
O Conselho Estadual de Cultura, hoje definido tecnicamente como “órgão de deliberação coletiva de 2º grau”, passou por reestruturações ditadas por mais de vinte textos legais, até adquirir o seu atual status, com o advento da Carta Política estadual em 1989. Mas, só em 1992 foi assinado o Decreto n.º 34.416/92 com as linhas mestras do Conselho. Modificações posteriores, todas reafirmando as bases fixadas pelo Decreto nº. 34.416/92, foram sendo introduzidas pelo Decreto n.º 36.959/96 e pelas Leis n.º 11.289/98, 11.707/2001 e 13.846/11.
Texto: Asscom Sedac