Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

23 de novembro de 2012

Artigo: Celebração e solidariedade

O prefeito José Fortunati teve o seguinte artigo publicado na página 4 do Jornal do Comércio desta sexta-feira, 23:

Porto Alegre chega ao final do atual ciclo de governo em situação bastante diferenciada em relação à imensa maioria dos municípios brasileiros. Desde 2005, quando foi implantado o novo modelo de gestão na administração municipal, já conseguimos atingir o equilíbrio fiscal e financeiro, que garante contas saudáveis, austeridade na execução orçamentária, qualificação do gasto e capacidade de buscar novos e mais recursos para investir nas melhorias que a cidade necessita.
Graças a isso e ao advento da Copa do Mundo, atraímos mais de R$ 1,8 bilhão em investimentos para um conjunto de obras que vai mudar a cara da cidade e ficará como legado após a competição esportiva.
Isso em apenas dois anos e sem levar em conta os recursos a serem aplicados no metrô e no projeto de revitalização do Cais Mauá, que elevam a captação de recursos a mais de R$ 4,7 bilhões e que resultam em novos empreendimentos, mais emprego e renda para a população e mais qualidade de vida para todos.
Ao celebrarmos esses fatos e números, entretanto, não deixamos de ser solidários com os demais municípios que penam com a falta de recursos para o fechamento de suas contas, inviabilizando investimentos e ameaçando mesmo o pagamento de obrigações trabalhistas como o 13º salário.
As mobilizações de prefeitos em Brasília em busca de recursos revelam o drama vivido por inúmeros gestores públicos em todo o País. No recente encontro da Frente Nacional de Prefeitos em Vitória-ES pude constatar pessoalmente a angústia de companheiros de outras cidades, impotentes diante desse quadro adverso.
Entendemos que está na hora de buscar para os municípios, no âmbito da federação, uma relação mais equilibrada entre as cada vez mais crescentes obrigações e responsabilidades com as devidas contrapartidas em termos de distribuição de recursos. Cabe às entidades representativas do municipalismo comandar esse processo para que não fiquemos apenas na solidariedade entre iguais.
Devemos lutar para que chegue logo o dia em que teremos menos angústias e mais celebrações, menos queixas e mais igualdade na repartição das verbas, pois é nos municípios que a vida acontece.


/artigo
Edição de: Caren Mello
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.