Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

30 de outubro de 2012

Porto Alegre e Horta realizam projeto de integração cultural

No dia 26 de outubro chegou em Porto Alegre a "Caravana Cultural Açoriana", movimento cultural que tem o objetivo de cumprir uma programação alusiva aos 260 anos da chegada dos casais colonizadores de Porto Alegre, vindos de três das nove ilhas que compõe o arquipélago dos Açores. O roteiro, que se iniciou por Porto Alegre, levará a caravana também para Colonia, Montevideo e outras cidades do Uruguai, todas de colonização lusitana. Posteriormente, retorna ao Brasil, apresentando-se em Uruguaiana, Alegrete, Rio Pardo, Guaíba e Santo Antonio da Patrulha. Na Capital gaúcha a apresentação ocorre dia 09 de novembro, às 19h, no Auditório Dante Barone da Assembléia Legislativa.
A caravana oficial do Governo das Ilhas conta com a participação da Sociedade Filarmonica Unânime Praiense, localizada na cidade da Horta, cujos 60 integrantes do grupo são músicos amadores, porém, com formação musical e espetáculos apresentados por todo o mundo, nos mais de 60 anos de história da orquestra. Ainda no roteiro estão presentes artesãos dos Açores com seus trabalhos de renda em miolo de figueira, além de filmes e documentários variados.
Igualmente compõem a missão os escritores Joana de Freitas, autora da foto-biografia de Manuel de Arriaga (primeiro Presidente da República Portuguesa), o navegador e comendador Genuino Madruga e o poeta, jornalista e diretor da rádio e televisão de Portugal/RTP Sedonio Betencourt. Todos trazem suas obras para lançamentos oficiais no Brasil. Completam a comitiva como representantes da Horta e Faial o presidente da Câmara Municipal Dr. João Castro e a presidente da Assembléia Legislativa, Dra. Alzira Silva.
A "Caravana Açoriana" é hóspede oficial do Governo do Estado do RS, Prefeitura de Porto Alegre e demais cidades acima referidas. São especiais apoiadores da estada em terras gaúchas a Cruz Vermelha Brasileira, o Exército e empresas privadas.
Horta, capital da Ilha do Faial, que compõe o arquipélago dos Açores, é umas treze cidades-irmã oficiais de Porto Alegre.
Contatos sobre o evento:
(51) 9894.9419 - Gilberto

(51) 81581568 - Vavá

(51) 98345165 - Pereira


/cultura
Texto de: Gabriel Ferreira (estagiário SMC)/ Supervisão: Marcelo Oliveira
Edição de: Manuel Petrik
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.