Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

23 de outubro de 2012

O QUE O RIO GRANDE TRADICIONALISTA TEM


11:23 23/10/2012, noreply@blogger.com (Léo), via Blog do Léo Ribeiro 
PARA MOSTRAR AO TURISTA?

Bonito painel em ladrilhos no aeroporto Salgado Filho,
visível "para quem sai de Porto Alegre"

Sempre que muitos reclamam que nossa música gauchesca não ultrapassa os limites do Rio Mampituba, na divisa com Santa Catarina, sinceramente eu não dou a menor importância. Acho que a música crioula é feita para nós mesmos que conhecemos e vivenciamos nossa cultura. Para nós que somos telúricos e carregamos o sentimento nativo apresilhado na alma.

Para falar a verdade acho meio esquisito quando grupos gauchescos, de bota e bombacha, se apresentam no Programa do Faustão. Penso que esta aparição nacional não leva a coisa alguma (a não ser vender mais bailes) e, como diz a gurizada, não tem nada a ver a gauchada fazendo força para agradar a um público não receptivo e aquela mulherada de ancas largas rebolando ao fundo.

As pessoas tem que gostar da gente e da nossa forma de ser, do jeito que somos, sem forçar a barra....

Contudo, está chegando por aí a Copa do Mundo e, me colocando no lugar dos turistas adentrando ao Rio Grande do Sul, fico pensando no que temos culturalmente para mostrar á este pessoal.

Que o Rio Grande do Sul é um Estado que preserva suas tradições com entusiasmo e atavismo, não tenho a menor dúvida. Eu mesmo estou inserido neste contexto, agora, da mesma forma que a música, fazemos tradição para nós mesmos, pois, além do culto inserido em cada gaúcho, o que temos, organizadamente, para mostrar aos leigos de nossa cultura?

Não falo em eventos como festivais, rodeios, pois estes acontecem a todo o fim de semana mas, com raras exceções, não estão oficializadas nos calendários turísticos do Rio Grande.

Nos coloquemos na posição de um turista.

No aeroporto Salgado Filho, afora uns lindos painéis em ladrilhos cito na área de embarque, isto mesmo, para quem está indo embora daqui, nada indica que estamos num Estado onde a cultura predominante é a gauchesca.

Temos alguma casa de shows temáticos? Não!

Temos restaurantes gastronômicos típicos? Sim, embora as churrascarias, hoje em dia, tenham se nacionalizado.

Temos um museu que conte a história e que concentre e demonstre a cultura ancestral do nosso povo? Não!

Temos um teatro permanente com peças representativas da cultura do sul? Não!

Temos um grupo folclórico oficial a mostrar aos visitantes nossa rica coreografia? Não! (que saudades do Grupo Folclórico da VARIG, dos Muuripás e dos Gaúchos).

Temos monumentos em condições de serem mostrados a um visitante? Com exceção do laçador, não!

Temos placas indicativas de locais históricos em Porto Alegre? Não! Na ponte da Azenha, onde tudo começou (Revolução Farroupilha), não há um registro, uma informação sequer.

Temos visitas organizadas tipo City Tur em locais representativos de nossa cultura? Não!