Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

25 de outubro de 2012

Ministra debate com o RS o Sistema Nacional de Cultura e os Pontos de Cultura

A ministra da Cultura, Marta Suplicy, recebeu em seu gabinete, em Brasília, nesta terça-feira, 23, representantes do Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura. O Secretário Adjunto da Cultura Jéferson Assumção representou o Secretário Assis Brasil na ocasião.
Pauta da reunião reuniu temas importantes para o MinC Foto: Jéssica Tavares
No encontro, a ministra assinalou a importância de ouvir cada um dos estados sobre a implantação do Sistema Nacional de Cultura (SNC), bem como sobre a operacionalização dos Pontos de Cultura nos municípios brasileiros. “Vocês têm a mão na massa”, resumiu Marta. Segundo Assumção, a pauta reuniu outros temas importantes para o MinC, como a circulação de produção cultural nas praças de esporte e cultura e nas chamadas Arenas Culturais da Copa.
A proposta das Arenas Culturais é reunir em 12 espaços simultâneos - cidades-sede da Copa - mostras e circulação da produção cultural brasileira em diversas áreas como gastronomia, design, moda, dança, teatro e música. “A nossa preocupação é de que estes espaços realmente espelhem o que de real acontece na efervescência e na diversidade cultural do país. O diálogo com a sociedade civil e os movimentos da cultura na construção desta programação é essencial”, defendeu Assumção. Porto Alegre é uma das capitais que receberá as Arenas.
Pontos de Cultura no foco das políticas do MinC
Além do Secretário Adjunto do RS e do presidente do Fórum, Hamilton Pereira, secretário de cultura do DF, representantes de 13 estados estiveram presentes: Alagoas, Sergipe, Ceará, Pará, Amapá, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, Espírito Santo, São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e Goiás. Os Pontos de Cultura em cada uma das regiões brasileiras foi tema que dominou os debates na tarde de terça-feira (23).
“No Rio Grande do Sul, vivemos uma segunda geração dos Pontos de Cultura, que se adapta à realidade local dos micromunicípios e também defende uma melhor forma de repasse dos recursos. Para além disso, temos uma preocupação grande na defesa da manutencão da ideia dos Pontos de Cultura, e não apenas da manutenção dos espaços tradicionais. A partir de agora, é fundamental o aumento de investimento na Rede dos Pontos, na relação entre eles, na capacitação para Economia Solidária e para a cultura colaborativa a fim de promover a real articulação e manutenção dos Pontos”, avaliou Assumção.
A ideia de adaptar os editais às realidades regionais é bem aceita e já vem sendo multiplicada no país. O Rio Grande do Sul é pioneiro no avanço democrático dentro do Programa Cultura Viva com a implementação dos Comitês Gestores dos Pontos de Cultura. A iniciativa permite que a sociedade civil e uma escola da rede pública de ensino fiscalizem e contribuam para a execução de políticas públicas de cultura dentro dos Pontos.
Sistema Nacional de Cultura
A implantação e a adequação dos municípios ao Sistema Nacional de Cultura também foi tema do encontro. O Sistema Nacional de Cultura tem como objetivo aproximar as administrações federal, estaduais e municipais e a sociedade civil, no intuito de criar uma política de Estado. A institucionalização do SNC na Constituição Federal do país representa a estabilidade das políticas culturais como políticas de Estado, incentivando a cooperação dos entes federados na execução das políticas de cultura e assegurando a participação democrática na formulação e acompanhamento dessas políticas.
Texto: Asscom Sedac