Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

15 de outubro de 2012

Jorge Herrmann lança DVD no Atelier Livre

Foto: Divulgação/PMPA
Artista apresenta trabalho Confluências: Uma Crônica Visual da Redenção Artista apresenta trabalho Confluências: Uma Crônica Visual da Redenção
Foto: Divulgação/PMPA
Parte da história do Parque da Redenção será relatada em palestra
Parte da história do Parque da Redenção será relatada em palestra
Após ser premiado pelo Fumproarte, o artista Jorge Herrmann lança DVD com seu trabalho "Confluências: Uma Crônica Visual da Redenção", no Atelier Livre, onde falará sobre seu processo criativo. Para divulgar esta experiência, Jorge realizará nesta terça-feira, 16, às 19h, no auditório do Atelier Livre da Secretaria Municipal da Cultura (avenida Érico Veríssimo, 307), uma palestra na qual relatará um pouco da história do Parque Farroupilha (Redenção) e da gênese de seus recantos. O projeto foi selecionado pelo Concurso Décio Freitas/Fumproarte com financiamento da SMC. A pesquisa foi desenvolvida pelo artista e contou com a orientação do professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), Rualdo Menegat.

A palestra contará com a projeção dos desenhos produzidos pelo artista. Na ocasião, será lançado um DVD do projeto, contendo desenhos e narração, acompanhados por uma trilha sonora inteiramente composta por músicos de Porto Alegre. A entrada é franca.

Durante um ano e meio, o artista plástico Jorge Herrmann desenvolveu o projeto de pesquisa “Confluências”, que pretendia verter para o desenho diversos aspectos, históricos e cotidianos da Redenção. O projeto resultou na criação de mais de 150 imagens, nas quais o artista relata as impressões, estranhamentos e descobertas propiciadas pelo parque. São imagens produzidas em diversas técnicas: grafite, nanquim, lápis dermatográfico, desenhos aquarelados e aquarelas, que compõem um amplo painel dos usos, recantos e personagens do nosso mais importante e antigo parque público. O acervo revela uma outra face da Redenção, mostrando-a como fruto de um longo processo histórico de interações e conflitos, como se fosse uma espécie de espelho de Porto Alegre.

Jorge Herrmann é natural de Porto Alegre. Graduado em Desenho pelo Instituto de Artes da Ufrgs, tem se dedicado à ilustração e à representação das paisagens, numa pesquisa que pretende investigar as raízes de nossa crise ambiental. Como parte deste trabalho, desde 2009 ministra, no Jardim Botânico, o curso “Observação da Paisagem por meio do Desenho”.

Mais informações podem ser obtidas no Atelier Livre, com Alexandre Böer, pelo fone (51) 8125-7536 / 3289-8057.


/cultura
Texto de: Gabriel Ferreira
Edição de: Álvaro Luiz Oliveira Teixeira
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.