Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

29 de outubro de 2012

Francesas elogiam experiências das bibliotecas comunitárias

Foto: Divulgação/PMPA
Dourlent e Vuillermoz visitaram biblioteca Sérgio Caparelli e da Nova Chocolatão
Dourlent e Vuillermoz visitaram biblioteca Sérgio Caparelli e da Nova Chocolatão
Bibliotecárias francesas, Annie Dourlent e Annie Vuillermoz, elogiaram na manhã desta segunda-feira, 29, experiências desenvolvidas em duas bibliotecas comunitárias de Porto Alegre. As profissionais visitaram a Biblioteca Sérgio Caparelli, na Escola Municipal Marcírio Goulart Loureiro, no bairro Partenon, e a Biblioteca Comunitária do Residencial Nova Chocolatão, em roteiro organizado pela Aliança Francesa com a coordenação de Relações Internacionais da Secretaria Municipal de Coordenação Política e Governança Local.

“O trabalho desenvolvido na escola é extraordinário”, diz Annie Dourlent, destacando o engajamento dos professores em atividades promovidas a partir de textos literários. Trata-se do projeto Contadores de Histórias da Marcírio, no qual os alunos são estimulados a recriar textos em prosa e em verso por meio de outras formas de manifestação artística. “Muito impressionante a maneira de fazer viver a leitura por meio da música, do desenho, da dança”, diz Annie Vuillermoz. “Esta experiência é uma referência para França”, afirma.

Na Biblioteca Comunitária do Residencial Nova Chocolatão, Annie e Annie conversaram com o coordenador do local, o músico Eduardo Bonis do Nascimento. Elas salientaram a importância de haver a intermediação de alguém com vivência junto à comunidade, como ocorre com Nascimento, para a dinâmica que envolve o funcionamento da biblioteca.

Em contrapartida, elas sugerem possíveis aperfeiçoamentos, como o estabelecimento de vínculos entre as bibliotecas municipais e aquelas pertencentes ao município. “Na França, trabalhamos em parceria com todos os atores”, diz Annie Vuillermoz. O modelo adotado em cidades daquele país está organizado em torno de algumas bibliotecas de grande porte e de um número muito maior de bibliotecas bem mais modestas – tão pequenas que são classificadas como “espaço de leitura”.

Annie e Annie vieram a Porto Alegre para participar de agenda na 58ª Feira do Livro e aproveitaram a viagem para realizar as visitas ocorridas nesta segunda-feira. Annie Dourlent é responsável pela cooperação nacional e internacional na Biblioteca Pública de Informação do Centro Cultural Beaubourg de Paris. Annie Vuillermoz atua na Biblioteca Municipal de Grenoble.



/governanca
Texto de: Poti Silveira Campos
Edição de: Gilmar Martins
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.