Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

26 de outubro de 2012

Feira do Livro movimenta setor cultural de Porto Alegre


A 58ª edição da Feira do Livro de Porto Alegre, maior feira a céu aberto da América Latina, será aberta oficialmente nesta sexta-feira (26), às 19h, no Armazém B do Cais do Porto. O tradicional evento, que é realizado na Praça da Alfândega, entre os dias 26 de outubro e 11 de novembro, tem o poeta Luiz Coronel como patrono e ocupa equipamentos importantes da Secretaria de Estado da Cultura, como o Memorial do RS e a Casa de Cultura Mario Quintana.
A feira tem patrocínio do Governo do Estado do RS e Secretaria da Cultura, via incentivo fiscal do Pró-Cultura RS.
Estão previstas na programação 730 sessões de autógrafos, 200 debates e mesas-redondas para o público adulto (sendo o mesmo número de atividades previstas para a turma infanto-juvenil), três dezenas de oficinas em várias áreas e quase uma centena de apresentações artísticas.
Além dos mais de cem estandes que compõem a feira na Praça da Alfândega, a programação ocupa os espaços do entorno, como o Santander Cultural, o Memorial do RS, os armazéns do Cais do Porto e a Casa de Cultura Mario Quintana.
A feira contará com 17 temas neste ano, um para cada dia, até 11 de novembro. O tema Biblioteca marca a abertura do evento, que terá um painel sobre o papel das salas de leitura no desenvolvimento da sociedade. Os demais temas serão os seguintes: Jorge Amado, bem viver, Cuba, viagem, poesia, imagem e literatura, América Latina, histórias em quadrinhos, literatura fantástica, Rio Grande do Sul, história, humor, música, cultura popular, novos leitores e consciência planetária. Confira a programação completa em http://www.feiradolivro-poa.com.br/programacao
Entre os autores convidados, estarão em Porto Alegre o espanhol Juan Benitez López (de O Cavalo de Troia), os escritores cubanos Virgilio López Lemus e Reinaldo Montero e os uruguaios Mario Delgado Aparáin e Henry Trujillo. Vários escritores locais e nacionais também marcam presença no evento, como o secretário de Estado da Cultura do RS, Luiz Antonio de Assis Brasil, Içami Tiba, Josélia Bastos de Aguiar, Airton Ortiz, Carlos Callado e Paulo Lins.
1,7 milhão de visitantes são esperados durante os 17 dias de evento
Com o foco de aproximar o público dos livros e da leitura, pelo menos 1,7 milhão de visitantes são esperados durante os 17 dias de evento.
Seminário Internacional O papel da biblioteca e da leitura no desenvolvimento da sociedade
Nesta sexta-feira (26), às 9h, será aberto o Seminário Internacional O Papel da biblioteca e da leitura no desenvolvimento da sociedade, com a presença do secretário da Cultura, Assis Brasil. Dentre as atividades programadas, no sábado (27), às 9h30, será aberto o Seminário Biblioteca Vira RS e VI Seminário Redes de Leitura: O papel do Estado na construção das políticas integradas de leitura, na Sala dos Jacarandás, no Memorial do RS. Ambos os seminários contam com a realização do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas do RS. Inscrições gratuitas pelos telefones (51) 32322880 e (51) 32257000, ou pelos emails fiscaletica@crb10.org.br e cirandarong@gmail.com
Arquivo Público do Estado do RS promove curso de extensão
De 05 a 09 de novembro, acontece o curso de extensão Aplicando a Lei 10.639 – Patrimônio, Cultura e História da África e da cultura Afro-Brasileira, no Arquivo Público do Estado do Rio Grande do Sul (Rua Riachuelo, 1031). Podem participar educadores e estudantes de licenciatura. As inscrições são gratuitas e os interessados receberão certificado. Informações pelo telefone (51) 32889117 ou acaoeducativa.apers@gmail.com
Acompanhe a programação da FIGTF na Feira do Livro
Quem for até a Praça da Alfândega durante a feira terá a oportunidade de conhecer a cultura do Rio Grande do Sul e ainda sorver um chimarrão no estande montado pela Fundação Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore (FIGTF), instituição vinculada à Secretaria de Estado da Cultura (Sedac).
Este ano, o espaço da FIGTF presta uma homenagem ao aniversário da imigração açoriana ao Rio Grande do Sul. Por isso, no local, foi erguido um galpão semelhante aos construídos nas estâncias do período da colonização. Em seu interior, os visitantes terão acesso a obras relacionadas a essa etnia, além de publicações próprias, erva mate oferecida pela empresa Elacy, água quente e cuia. O ambiente acolhedor também será usado para realizar apresentações artísticas e culturais durante os 17 dias de feira.
Além dessas atrações, a FIGTF está apoiando o lançamento do livro Irmão Bertussi – Coração Gaúcho, dos autores Charles e Tânia Tonet, que acontece no próximo domingo (28), às 20h, na praça dos autógrafos.
No dia 1º de novembro, às 18h, no Memorial do Rio Grande do Sul, será a vez dos autores Claudio Knierim e Sandra Careli autografarem a obra Releituras da História do Rio Grande do Sul. A publicação é o resultado da parceria entre a FIGTF e a Faculdade Porto-Alegrense (FAPA), que estão comprometidas com o resgate da riqueza regional e com a reflexão em torno dos processos econômicos, políticos, sociais e culturais vividos neste Estado.
Casa de Cultura Mario Quintana sedia parte da programação
A Editora Armazém Digital promove o debate O Futuro da Comunicação e o lançamento de quatro livros, com participação dos autores, na próxima sexta-feira (26), às 19h, na Sala A2B2 da Casa de Cultura Mario Quintana.
Conteúdos em Multiplataformas: Extensões das Narrativas Digitais é organizado por Cosette Castro; Produção do Acontecimento Jornalístico: Perspectivas Teóricas e Analíticas, por Carol Casali, Kellen Mendes Höehr e Marco Bonito; Comunicação e Mídias Digitais – Perspectivas Teóricas e Empíricas, por Carlos Sanchotene e Julio Cezar Golbeich; e Tecnologia, Pra Quê? – Os Impactos dos Dispositivos Tecnológicos no Campo da Comunicação, por Álvaro Benevenuto Junior e César Steffen. Os mesmos títulos terão sessão de autógrafos neste sábado (27), às 14h, no Memorial do RS.
Texto: Asscom Sedac