Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

31 de outubro de 2012

Experiência da Cidade Baixa será repetida em outros bairros

Foto: Melina Fernandes/Divulgação PMPA
 Auxiliadora, Independência e Moinhos de Vento querem discutir soluções
Auxiliadora, Independência e Moinhos de Vento querem discutir soluções
Os bairros Auxiliadora, Independência e Moinhos de Vento terão um Grupo de Trabalho inspirado no modelo da experiência da Cidade Baixa. Nesta terça-feira, 30, a Secretaria Municipal da Produção, Indústria e Comércio realizou a primeira reunião com representantes dos moradores, empresários, hospitais e escolas. Cerca de 30 pessoas participaram do encontro no Colégio Rosário. Também participam do grupo as secretarias do Planejamento, Meio Ambiente, Obras e Viação, o CAR Centro, a EPTC, o DMLU, a Fasc e a Guarda Municipal.
Na reunião, o secretário da Smic, Omar Ferri Júnior, anunciou a criação do Grupo de Trabalho e pediu que os representantes de cada entidade indicassem nomes para a composição do GT, que será feita no próximo encontro. “Este grupo terá que buscar, em consenso, soluções para esses bairros. Nós temos que pensar no bem comum, no bem de todos, e não em interesses particulares. Tenho certeza que podemos fazer um excelente trabalho aqui, resolver os impasses entre moradores e empresários, principalmente donos de bares e casas noturnas, melhorar o trânsito, reduzir acúmulo de lixo e tentar uma conscientização dos frequentadores sobre esses problemas. Ninguém quer acabar com essas atividades, mas um regramento é necessário.” disse Ferri Júnior.
A principal reclamação dos moradores na reunião foi o barulho. “Os jovens se reunirem nas ruas é uma tendência mundial. Mas temos três hospitais, aqui, na Independência, e pessoas circulando na rua, altas horas da madrugada, fazendo algazarra, além dos carros em alta velocidade”, lembrou o presidente da Associação dos Moradores e Amigos do Bairro Independência (Amabi), Diônio Roque Kotz.
A preocupação dos empresários que participaram do encontro é com os estabelecimentos que estão irregulares e prejudicam as atividades de quem está atuando de forma legal. “Com os bares regularizados, podemos estudar até a viabilidade de ampliar o horário de funcionamento, em acordo com a comunidade.” sugeriu Jorge Ângelo, dono de um PUB na rua Padre Chagas.
Os moradores apresentaram um mapa com locais que eles gostariam de ver preservados e sugestões de mudanças. A Prefeitura de Porto Alegre se comprometeu a analisar todas as demandas e buscar uma solução para os problemas nesses bairros.


/bairros
Texto de: Melina Fernandes
Edição de: Caren Mello
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.