Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

22 de outubro de 2012

Estréia Contos Gauchescos, o filme



A estréia de Contos Gauchescos, o filme, encerrará as comemorações do centenário de publicação do clássico de João Simões Lopes Neto

O filme entra em cartaz simultaneamente em Porto Alegre e municípios do Estado a partir de 02 de novembro

Encerrando as efemérides do centenário de publicação (1912-2012) do livro de João Simões Lopes Neto, Contos Gauchescos, o filme, chegará às telas de diversas cidades gaúchas em novembro. Porto Alegre, Pelotas e Santa Maria já estão confirmadas e outras cidades deverão integrar o circuito. Antes da estréia, o filme cumpre duas agendas internacionais no Festival Internacional de Cinema de Montevidéu e na Universidade Livre de Berlim, onde será a principal atração do evento comemorativo ao centenário do livro organizado pelo Departamento de Estudos Latino-americanos a cargo da Profa. Dra. Ligia Chiappini, uma das principais especialistas na obra do escritor gaúcho. Contos Gauchescos estreia no circuito comercial de cinemas no próximo dia 2, em Porto Alegre e outros municípios do RGS. No dia 5, as 19:30 hs, haverá uma sessão especial promovida pelo Studio Clio e a Cervejaria Coruja com a participação do Prof. Luís Augusto Fischer e do crítico e roteirista João Luiz Martinez. Na ocasião, haverá um brinde com a Cerveja Coice e a participação do escultor Caé Braga, parceiro da criação da bebida, que realizará uma obra artística.

O lançamento reservará especial atenção às escolas, universidades e cursos pré-vestibulares, que terão condições facilitadas para assistirem ao filme. A versão para as telas do clássico da literatura gaúcha, testada em 20 sessões de pré-estréia para diferentes públicos, está sendo considerada uma excelente via de acesso ao livro, que é leitura obrigatória do vestibular de diversas universidades.

Contos Gauchescos, de João Simões Lopes Neto, é um clássico da literatura pampeana, ao lado dos argentinos Martin Fierro, de José Hernandez, e Don Segundo Sombra, de Ricardo Guiraldes. Tal como na obra original, a versão para os cinemas é conduzida por Blau Nunes (Pedro Machado), tropeiro leal e valoroso, que conduz os espectadores por cinco episódios: o Documentário sobre a vida e o legado do escritor,que abre o filme, e as adaptações dos contos Os Cabelos da China, Jogo do Osso, Contrabandista e No Manantial. Com dezenas de personagens, o filme tem esmerada produção e alia às movimentadas narrativas criadas pelo escritor pelotense aprimorosa ambientação dos usos e costumes do pampa que é uma marca do diretor Henrique de Freitas Lima.
No elenco, que homenageia os atores gaúchos, destacam-se nomes como Pedro Machado, que conduz o filme no papel de Blau Nunes, tal como na obra literária original, Ingra Liberato,Leonardo Machado, Juliana Thomaz, Roberto Birindelli, Renata de Lélis, Tiago Real, Evandro Soldatelli, Nelson Diniz, Sissi Venturin, Rafael Tombini, João França, Ida Celina, Miguel Ramos e Lurdes Eloy, entre outros.Filmada em Pelotas, São Gabriel e Piratini, a obra lança diversos talentos ainda desconhecidos do público, como J.N. Canabarro,Tom Perez, Vagner Vargas e Lindsay Gianoukas. O músico e compositor Cristiano Quevedo também estréia no cinema, integrando o elenco de um dos episódios filmados em Piratini. Mais de seiscentos pequenos papéis e figurantes foram selecionados nas comunidades que hospedaram a produção, o que dá ao filme autenticidade e vigor.
Realizado pela Cinematográfica Pampeana e a APEMA como Produtora Associada,Contos Gauchescos é patrocinado, com o apoio da LIC – Lei de Incentivo à Cultura do Rio Grande do Sul e da Lei Rouanet, pelo Grupo CEEE, Celulose Riograndense, Empresas Randon, Banrisul Consórcio ,Ecosul,Sulgás e BRDE – Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul. O IJSLN – Instituto João Simões Lopes Neto, de Pelotas, é parceiro da iniciativa, também apoiada pelas Prefeituras Municipais de Pelotas, São Gabriel e Piratini.

Contos Gauchescos
Um filme de Henrique de Freitas Lima
Estreia nos cinemas de Porto Alegre, Santa Maria, Pelotas e Novo Hamburgo dia 2 de novembro
Sessão especial em Porto Alegre dia 5 de novembro, às 19:30 hs, no Studio Clio, comentada por Luís Augusto Fischer e João Luis Martinez e com a participação do escultor Caé Braga
Informações para a imprensa:
bebêbaumgarten/ bd divulgação
(51) 3028.4201 / 8111.8703
Nextel: 78142244 / ID 84.39184
bebebaumgarten@terra.com.br