Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

22 de outubro de 2012

Centro Esportivo e Cultural modifica o cotidiano da Bom Jesus

Foto: Cristine Rochol/PMPA
Centro Esportivo e Cultural Bom Jesus era um antigo sonho da comunidade Centro Esportivo e Cultural Bom Jesus era um antigo sonho da comunidade
Foto: Cristine Rochol/PMPA
Atividades esportivas são oferecidas diariamente aos moradores da região
Atividades esportivas são oferecidas diariamente aos moradores da região
Completando vinte dias de atividades, o Centro Esportivo e Cultural Bom Jesus (CECBJ) já realiza mudanças no cotidiano dos moradores da região. Oferece diariamente, das 8h30 às 12h e das 13h30 às 21h, atividades esportivas gratuitas, entre elas aulas de futebol, capoeira, dança, academia para a terceira idade, ginástica e caminhada orientada por profissionais de Educação Física. Além da prática de esportes, o Centro também oportuniza o lazer das famílias, que no fim de tarde ocupam os bancos para conversar e tomar chimarrão. Dentro de 30 dias a pracinha infantil, última parte da obra que teve prazo estendido de finalização devido a ajustes técnicos no solo, também estará pronta e disponível para o entretenimento das crianças.
A estrutura conta com quadra poliesportiva coberta, campo de futebol, cancha de bocha, academia ao ar livre, pistas de caminhada e skate, além de um Centro de Referência da Juventude, que nos próximos meses iniciará cursos de qualificação profissional.
O secretário da Juventude, Luizinho Martins, que acompanhou toda a obra lembrou que a comunidade estava ansiosa para utilizar o espaço.“Como a área esportiva está concluída não tínhamos motivo de não abrir para a utilização da comunidade. Queremos que a comunidade se aproprie do espaço. Vamos trabalhar em cima das necessidades reais dos moradores, que com este projeto ganham mais qualidade de vida”, afirmou.
Adriana Fagundes, 34 anos, mãe de quatro filhos, comemora a abertura do CECBJ. “Aqui encontramos atividades para toda a família. Além dos meus filhos que fazem aula de futebol no turno inverso da escola, eu também estou participando das aulas de ginástica e caminhada orientada pelos professores de educação física e meu marido quando chega do trabalho vem direto para a quadra jogar futebol”, disse.
O jovem Everton Luis dos Santos, 13 anos, também afirma que o Centro Esportivo e Cultural mudou sua rotina diária. “Estudo de manhã e venho todas as tardes para cá. Antes não tinha o que fazer, ficava na rua. Agora, faço aula de futebol, dança e capoeira. Eu adoro estar aqui”, disse entusiasmado.
O coordenador do Programa de Esporte e Lazer da Cidade (PELC) núcleo Bom Jesus, André Veras, ressalta que o desenvolvimento da prática esportiva na comunidade vem gerando bons resultados. “Já recebemos vários depoimentos de professores afirmando que os alunos que participam das aulas de futebol, capoeira e dança que oferecemos aqui estão mais tranquilos e focados na escola. Crianças e jovens cercados por atividades educativas e esportivas multiplicam a cultura de paz tão necessária na nossa sociedade”, avaliou.
O CECBJ fica na rua Marta Costa Franzen, 101, bairro Bom Jesus.



/juventude
Texto de: Fernanda Hespanhol
Edição de: Caren Mello
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.