Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

19 de outubro de 2012

CCMQ sedia lançamento de projeto do MinC sobre inclusão


A Casa de Cultura Mario Quintana sedia o lançamento do projeto Era uma Vez um Conto de Fadas Inclusivo, com foco na deficiência e composto por onze livros infantis e uma exposição inclusiva, na próxima terça-feira (23), às 19h, no hall de entrada do centro cultural. A iniciativa é promovida pelo Ministério da Cultura (MinC), tem apoio da Secretaria da Justiça e dos Direitos Humanos e da Secretaria de Estado da Cultura do RS, por meio do Museu de Arte Contemporânea (MAC/RS), e é patrocinada pelo Banrisul, AGCO e Grupo Savar.
As publicações têm uma proposta inovadora, visando a educação inclusiva, ao revisitar os clássicos contos de fada, acrescentando aos protagonistas algum tipo de deficiência. Elas são escritas e ilustradas pelo fisioterapeuta Cristiano Refosco e possuem edição de arte e design gráfico do artista Leandro Seliter. São elas: Chapeuzinho da Cadeirinha de Rodas Vermelha (paraplegia), Branca Cega de Neve (cegueira), O Pequeno Polegar que Não Conseguia Caminhar (paralisia cerebral), João Sem Braços e o Pé de Feijão (malformação congênita), Pinóquio das Muletinhas (paralisia cerebral), O Segredo de Rapunzel (malformação congênita), Cócegas na Floresta – João e Maria (surdez), A Bela Amolecida (doença neuromuscular), Aladown e a Lâmpada Maravilhosa (síndrome de Down), Alice no País da Inclusão (autismo) e Cinderela Sem Pé (malformação congênita). Para democratizar o acesso, a coleção conta com uma versão em áudio, na qual é possível ouvir a contação das histórias e/ou acompanhar a audiodescrição das imagens de cada um dos livros. As onze sinopses das histórias estão disponíveis no site www.imaginancia.com.br.
O objetivo principal é que a coleção se torne um instrumento de apoio no trabalho de inclusão das pessoas com deficiência, fomentando a utilização dos livros, tanto nas atividades escolares quanto no convívio familiar. “Pretendemos que a coleção seja uma forma de disseminar a cultura da acessibilidade. Essa consciência deve ser despertada desde a infância”, sustenta o autor Cristiano Refosco, que há 13 anos atua no atendimento de crianças com deficiência e teve na sua rotina a inspiração para escrever e ilustrar a coleção. Dados do IBGE de 2010 apontam que o número de indivíduos com algum tipo de deficiência física ou intelectual supera 20% da população brasileira, o que representa cerca de 45 milhões de pessoas. No Rio Grande do Sul, são 2,5 milhões de cidadãos nessa condição.
Acompanhando a temática da obra, a exposição acessível sobre as histórias dos livros possui piso podotátil e painéis com versão em Braille, onde o público poderá saber mais sobre as histórias. Na ocasião o deficiente visual Daniel Uchoa fará uma apresentação com harpa. A visitação segue até o dia 11 de novembro.
Serviço:
O que: Era uma Vez um Conto de Fadas Inclusivo
Quando: 23 de outubro (terça-feira), às 19h
Onde: Hall de entrada da CCMQ (Rua dos Andradas, 736)
Visitação da exposição: até 11 de novembro
Entrada franca
Texto: Vera Pinto
Edição: Asscom Sedac