Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

13 de outubro de 2012

CCMQ expõe o projeto Invernada dos Negros


A Casa de Cultura Mario Quintana recebe entre os dias 15 e 30 de outubro o projeto Invernada dos Negros, de autoria do roteirista e diretor cinematográfico André Constantin e do fotógrafo e montador de cinema Daniel Herrera. Premiado no 2º Prêmio Nacional de Expressões Culturais Afro-Brasileiras (2010-2011/Fundação Palmares/Ministério da Cultura/Petrobrás), o projeto estará exposto no hall da Ala Oeste da CCMQ – 35 imagens documentais em preto e branco e projeção simultânea de um documentário, acerca dos personagens e do território da Invernada dos Negros, uma história singular do escravismo no sul do Brasil. Originalmente produzido no 1º Prêmio Afro, o projeto foi novamente selecionado para itinerância nacional, contemplando as cidades de Porto Alegre, Belo Horizonte e Recife.
No território de Campos Novos, Santa Catarina, um reduto de afro-descendentes mantém viva a memória de escravos herdeiros de uma antiga fazenda do planalto catarinense. O lugar chama-se Corredeira, mas na tradição oral dos moradores da região ainda é a Invernada dos Negros – como ficaram conhecidos os campos e pinhais doados por um fazendeiro aos seus escravos, no ano de 1877, território que foi, ao longo de três gerações, disputado e retalhado por interesses econômicos. Despossuídos e dispersos, os herdeiros da Invernada atravessaram um século de anonimato até alcançarem, recentemente, o reconhecimento de sua herança e de sua identidade pela sociedade ao entorno.
Sobre os realizadores
Em parceria, André Costantin e Daniel Herrera já realizaram diversos projetos conhecidos do público gaúcho. O mais recente trabalho é o documentário Bah!ia, que será veiculado em outubro na programação do prêmio Histórias Curtas, da RBSTV. Entre os trabalhos assinados por André Costantin estão Continente dos Viajantes – Relatos de Viagem ao Rio Grande do Sul (2004); Blau Nunes, o Vaqueano (2007); Se Milagres Desejais (2008), e a série Porto Alegre dos Açores (2009). Em 2007, também dirigiu a série Antártida (RBSTV – Globo internacional-Canal Brasil).
Serviço:
O que: Invernada dos Negros
Quando: 15 a 30 de outubro
Onde: Hall da Ala Oeste do 2º andar da CCMQ (Rua dos Andradas, 736)
Visitação: Segundas, a partir das 14h; de terças a sextas, das 9h; e sábados, domingos e feriados, das 12h; com encerramento sempre às 21h
Texto: Asscom CCMQ
Edição: Asscom Sedac