Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

24 de setembro de 2012

Premiação reconhece ministro uruguaio da Educação e Cultura

Foto: Ricardo Giusti/PMPA
Erlich tem atuado no intercâmbio de artistas uruguaios e gaúchos no Porto Alegre em Cena
Erlich tem atuado no intercâmbio de artistas uruguaios e gaúchos no Porto Alegre em Cena
Por sua contribuição ao desenvolvimento e à divulgação da cultura porto-alegrense fora do Estado, o ministro da Educação e Cultura do Uruguai e ex-prefeito de Montevidéu, Ricardo Erlich, foi homenageado nesta segunda-feira, 24, com o Prêmio Guilhermino César. O prefeito José Fortunati entregou a condecoração do município em ato no Salão Nobre do Paço Municipal. (fotos)
Manifestando-se emocionado com o reconhecimento, Erlich afirmou que o prêmio demonstra a disposição de Porto Alegre em fortalecer os vínculos com o seu país. “É uma homenagem ao caminho percorrido juntos e um compromisso para seguirmos trabalhando no futuro. Para mim é uma honra, pois tenho forte vínculo com Porto Alegre e o Rio Grande do Sul”, afirmou.
O ministro uruguaio tem atuado no intercâmbio de artistas uruguaios e gaúchos durante os últimos anos de realização do Porto Alegre em Cena. Na sua gestão na prefeitura de Montevidéu, de 2005 a 2010, foi realizado o último grande festival de cultura gaúcha no Uruguai, em março de 2007. Elrich foi nomeado titular da Educação e Cultura do país em março de 2010.
O prefeito enfatizou os laços históricos consolidados com a comunidade uruguaia. “São anos de irmandade da Capital e do Estado com Montevidéu e o Uruguai. A homenagem de Porto Alegre reconhece a contribuição do agora ministro Elrich e traduz o desejo de fortalecer essa relação de parceria, especialmente no intercâmbio cultural”, manifestou Fortunati.
O Uruguai é o país homenageado na edição deste ano do Porto Alegre Em Cena. A programação do festival conta com nove obras de artistas uruguaios. O Prêmio Guilhermino César é concedido desde 2010, por intermédio da Secretaria Municipal da Cultura, a personalidades nacionais ou internacionais que tenham contribuído para a divulgação da cultura porto-alegrense fora do âmbito do Estado.
Outras sete pessoas já conquistaram o prêmio, como o escritor Deonísio da Silva e o crítico de teatro uruguaio Jorge Arias. O nome da condecoração é uma homenagem póstuma ao poeta, romancista, crítico, ensaísta, historiador e professor mineiro Guilhermino César da Silva (1908 – 1993), patrono da Feira do Livro da capital gaúcha em 1990.
Participaram da solenidade o cônsul do Uruguai em Porto Alegre, Oscar de Maria, o ex-prefeito José Fogaça, os secretários municipais da Cultura, Sergius Gonzaga, e da Educação, Cleci Jurach, o secretário de Estado da Cultura, Luiz Antônio de Assis Brasil, o presidente do Conselho Municipal da Cultura, Paulo Guimarães, o crítico de teatro Jorge Arias e os coordenadores da SMC do Em Cena, Luciano Alabarse, de Literatura, Márcio Pinheiro, de Artes Plásticas, Anete Abarno, e da Memória, Luiz Antônio Custódio.


/cultura
Texto de: Carolina Seeger
Edição de: Caren Mello
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.