Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

17 de setembro de 2012

Mulheres recebem troféu em reconhecimento ao seu trabalho


A Secretaria de Estado da Cultura, por meio da Fundação Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore (FIGTF), realizou a entrega do trofeú Mulher Gaúcha, na tarde desta segunda-feira (17), no Parque Harmonia. A premiação, concedida pelo segundo ano consecutivo, é destinada às mulheres que se destacaram no desenvolvimento de projetos sociais e atividades culturais direcionadas à valorização da mulher gaúcha.
Na abertura, a secretária de Políticas para as Mulheres, Marcia Santana, salientou que o troféu é o reconhecimento e a valorização da história de muitas mulheres que ajudaram a construir a riqueza e a paz no Rio Grande do Sul: “Não queremos fazer somente a entrega de um prêmio, mas contar a história da participação feminina na revolução de ideias e na cultura”.
Já o presidente da FIGTF, Rodi Pedro Borghetti, lembrou que no passado a mulher era proibida de entrar em um galpão e hoje, graças a sua atuação, isso já não ocorre. Ele citou ainda o caso da eleição da primeira patroa do 35 CTG.
O troféu é uma iniciativa das secretarias da Cultura e de Políticas para as Mulheres, Comissão Gaúcha de Folclore e Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG); com o apoio da Companhia Riograndense de Mineração (CRM).
Homenageadas:
Marcia Borges da Silva – patroa do 35 CTG
Gilda Galeazzi – Coordenadora da 7ª Região Tradicionalista
Stela Frias – secretária da Administração e Recursos Humanos
Dinara Xavier Paixão – Comissão Gaúcha de Folclore da Região Central do RS
Nilza Lessa – Patrona da Semana Farroupilha
Prendas: Luana Raquel Wojciechowski, Luise Picolato, Maitê Lorenzoni Antonini, Amália Pletsch, Verônica Lorenset Padoin, Nathália Rodrigues, Raquel Pinheiro Pereira, Gabriela Ertel Heinnene e Érika Martins Benevenute
Texto: Rita Escobar
Edição: Asscom Sedac