Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

29 de setembro de 2012

MACRS participa das ações em prol do Museu das Águas de Porto Alegre


O evento realizado na manhã desse sábado (29) no Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul ( MACRS), no 6º andar da Casa de Cultura Mario Quintana, foi o palco para a venda das obras da mostra Águas em Movimento. Com organização de diversas associações de arte, mais de 80 artistas trabalharam sobre o tema constante no trabalho de Zorávia Bettiol, que são as pombas. Zorávia lidera o movimento pela criação do Museu das águas de Porto Alegre ( Musa).
Mais de 80 artistas criaram sobre as pombas de Zorávia Bettiol
A exposição integrou a XIX Semana Interamericana da Água e XII Semana Estadual da Água, que iniciou no dia 19 de setembro, e os recursos foram destinados ao futuro museu. O secretário de Estado da Cultura, Luiz Antonio de Assis Brasil, participou do evento e lembrou os vários significados da água e das pombas. “ A presença da água na cultura é tão antiga quanto a própria cultura, então tudo o que se falar parece óbvio. O que não é obvio é nós unirmos as pombas da Zorávia com a água, isso é uma coisa nova, parabéns pelo resultado. Esta mostra me deixa muito satisfeito por ver um equipamento da secrearia abrigando este movimento que vai dar um calor ao projeto do Musa”, finalizou.
Secretário Assis Brasil elogiou resultado criativo da proposta.
O diretor do MACRS, André Venzon, associou os sonhos dos dois museus. “Por estar em busca de sua sede o MACRS entende o quão importante é o espaço para um museu e por isso o Musa, assim como o Mac, tem sede de sede”. André falou ainda sobre o contexto da mostra. “Das pombas mensageiras desenhadas por Zorávia Bettiol à exposição Águas em Movimento, homenageamos os artistas que chegam a esta dimensão de cidadania que ainda falta tanto em nossa sociedade”.
Diretor do MACRS, André Venzon, apresentoub as obras ao secretário Assis Brasil.
A artisita plástica , Zorávia Bettiol, mentora da ação , falou sobre os diferenciais do Musa. “ Os museus da água do mundo têm dois eixos: histórico e educativo. O Musa terá um terceiro que é o das artes, não apenas as visuais, mas também as outras linguagens de arte”.
A A artísta plástica Zoarávia Bettiol lidera movimento pela criação do Musa
Após a cerimônia as peças foram vendidas ao preço de R$ 200,00 cada. Antes do evento, às 10h, a geóloga, professora da UFRGS e coordenadora do comitê Lago Guaíba, Teresinha Guerra, realizou a palestra O Musa como instrumento para a gestão de recursos hídricos. Participaram também dos dois encontros, a coordenadora da XIX Semana Interamericana da Água no RS, Maria de Lourdes Wolf,e a presidente da Associação de Engenharia Sanitária Ambiental, Nanci Giugno.
O museu
A proposta é que o Museu das Águas de Porto Alegre seja um centro cultural para a preservação da história dos mananciais e dos usos das águas. A atividade busca ainda promover ações educativas e de conscientização sobre a gestão dos recursos hídricos e desenvolver a criatividade artística tendo as águas como tema, matéria ou suporte e apresentar obras nas mais diversas modalidades artísticas, como na literatura, no teatro, na dança e na música, além das artes visuais.
Texto: Asscom Sedac