Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

13 de setembro de 2012

Luiz Coronel é o patrono da Feira do Livro de 2012

Escolha foi divulgada na manhã desta quinta-feira


Luiz Coronel é o patrono da Feira do Livro de 2012 Fernando Gomes/Agencia RBS
Luiz Coronel foi escolhido como o Patrono Foto: Fernando Gomes / Agencia RBS
Carlos André Moreira
A praça já tem seu novo símbolo. A Câmara Rio-Grandense do Livro, entidade promotora da Feira do Livro de Porto Alegre, anunciou há pouco Luiz Cornel como o novo patrono do evento.

Diferente dos outros anos, o nome do novo patrono não foi anunciado pelo presidente da CRL, Osvaldo Santucci. No encontro no Restaurante Moeda do Santander Cultural, ele passou o envelope para a patrona de 2011, Jane Tutikian que brincou:

– Cheguei aqui  com uma proposta muito séria de mudar os estutos da câmara e fazer o mandadato do Patrono ser de quatro em quatro anos – depois do momento de descontração, ela abriu o envelope e Luiz Coronel agradeceu:

– Ser Patrono é mais que uma eleição, é uma convocação – disse.

O novo patrono foi escolhido por um colegiado de notáveis dentre uma lista com 10 finalistas, o que representa uma mudança no processo de escolha _ desde 2008, os nomes vinham sendo escolhidos dentre cinco indicados, mas este ano a Câmara resolveu retomar a nominata de 10 finalistas adotada desde a segunda eleição pública para patrono, em 2001.

Os 10 patronáveis deste ano foram obtidos por uma votação entre os associados da Câmara da Livro, o que inclui livreiros e editores. O nome do patrono saiu de uma segunda votação, feita por um conselho cultural composto por figuras de destaque, pessoas ligadas à universidade, ex-patronos e dirigentes da Câmara, a quem foi pedido que votassem em três candidatos cada um, escolhendo-se daí o mais votado. Além de Luiz Coronel, também concorriam como patronáveis Airton Ortiz, Aldyr Garcia Schlee, Celso Gutfreind, Celso Sisto, Cíntia Moscovich, Cláudio Moreno, David Coimbra, Dilan Camargo, Fabrício Carpinejar.

Poeta, nascido em Bagé em 1938. Reside em Porto Alegre, onde trabalha como publicitário. É também compositor. Na sua obra, destaca-se a temática da terra e a tradição do cancioneiro sul-rio-grandense. Entre os títulos publicados, estão Mundaréu, Cavalos do Tempo e Clássicos do Regionalismo Gaúcho. Compilou causos da tradição campeira na trilogia O Cavalo Verde, O Cachorro Azul e o Gato Escarlate.

O novo patrono foi saudado pela patrona de 2011, Jane Tutikian. A Feira do Livro de Porto Alegre, que este ano realiza sua 58ª edição, vai de 26 de outubro a 11 de novembro.
SEGUNDO CADERNO
ZERO HORA