Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

22 de setembro de 2012

DESFILE TEMÁTICO DE PORTO ALEGRE


 
Nove carros temáticos, como este da agricultura, mostraram ao bom público um pouco das riquezas do Rio Grande do Sul.


Antes de expressar minha opinião sobre o Desfile Temático da Semana Farroupilha de Porto Alegre, quero dizer que eu deveria estar lá na avenida Edvaldo Pereira Paiva, ao lado do radialista e amigo Jairo Reis, comentando o desfile para a Rádio Rural, como já o fizera por ocasião do Desfile Tradicional. Ocorre que a gente pensa que a atual sempre será a última Semana Farroupilha da vida da gente (dentro daquele pensamento de sugar o máximo o momento atual em que vivemos) e acabei me descuidando nos temporais. Resultado: Ontem vi o desfile da cama, com febre e a garganta que não passava um gole de água. Ainda bem que o Jairo Reis, cria de Santo Antônio da Patrulha, não se mixa por pouca coisa e conduziu maestralmente as narrativas (vi pela TV CON e ouvi a Rádio Rural).

Mas bueno! Sempre que se fala em Desfile Temático, hay que ter-se muito cuidado pois a gauchada mais ortodoxa desce o rebenque nas opiniões. Acham que a coisa é meio carnavalesca. Então, os organizadores ficam atados. Se fazem uma coisa mais gigantesca caem no risco de "virar carnaval". Se não fazem, o desfile fica singelo demais. Já participei de algumas reuniões pré-desfile e sei da dificuldade destes criadores de carros temáticos.

O que eu pude ver, com os olhos da lente, o que é bem diferente de estar na avenida, foi um desfile bonito, coeso, com intensa participação das pessoas envolvidas e fidelidade ao tema proposto (Nossas Riquezas). No início achei que havia certa disparidade entre alguns dos nove carros temáticos, ou seja, uns bem acabados e bonitos e outros bem mais humildes mas revendo o cortejo pude percebi que aquelas alegorias mais simples eram auxiliares da principal. Como um todo, diria que o desfile esteve nota 9!

Não dou um dez porque acho que os organizadores vão ter que repensar o seguinte: NÃO PODE TER ANIMAIS NO DESFILE TEMÁTICO. Era constrangedor ver 97% dos 1.500 participantes ter que desviar dos estercos por causa de quatro ou cinco cavalarianos portando as bandeiras diante de cada carro. Que se carregue as bandeias a pé, ou nos carros, mas cavalo no desfile temático não. Da mesma forma que NÃO PODE TER GENTE A PÉ NO DESFILE TRADICIONAL! Mas este, é assunto para segunda-feira!

Em relação ao público, foi bem maior e mais participativo do que o desfile tradicional.

O que se pode dizer atualmente, é que o Desfile Temático é algo concreto, enraizado e positivo no meio tradicionalista. O que muitos não dizem, mas vou dizer agora, é que, segundo meu amigo, pajador Paulo de Freitas Mendonça, essa idéia de desfile temático surgiu em Passo Fundo em 1992, a partir de um pensamento de Luís Mussini, que denominou como Mostra da Cultura Gaúcha. Na época o coordenador tradicionalista da região foi contra e por ser voto vencido e radical, se licenciou. Hoje o Desfile Temático é sucesso na capital e poucos lembram dos mentores ou colocam em dúvida que tenha sido lá pelo Planalto Médio que surgiu esta brilhante idéia.