Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

22 de setembro de 2012

Construção de píer na orla de Ipanema será lançada no domingo

Foto: Ivo Gonçalves/PMPA
Obra integra esforços de revitalização da orla do Guaíba
Obra integra esforços de revitalização da orla do Guaíba
Reivindicação de 13 anos dos navegadores da zona Sul da Capital, e agora autorizada pela Marinha, a construção de um píer sai do papel e chega à orla do bairro Ipanema. Neste domingo, 23, às 14h30, a Associação do Turismo Náutico (Atun-RS) realiza evento para marcar o início da instalação do equipamento que cria uma nova alternativa de embarque e desembarque de passageiros para os barcos de pequeno e médio porte que fazem passeios turísticos nesta região da orla do Lago Guaíba. O píer também é destinado ao uso público por embarcações de lazer, como lanchas, com até 70cm de calado.
O evento ocorrerá na orla da avenida Guaíba, na altura da rua Leblon, ponto onde o píer será instalado graças a uma parceria da Atun com a Secretaria Municipal de Turismo (SMTUR), que repassou R$ 43 mil à entidade para a contratação da empresa que construirá o equipamento. A autorização da Marinha, último documento que faltava para a obra, foi obtida pela Atun no último dia 10.
O píer será flutuante. Com 20m de comprimento e 2m de largura, a estrutura de madeira autoclavada terá quatro módulos independentes amarrados em 12 estacas cravadas no solo e em bombonas de 200 litros que farão a base flutuante para que o píer acompanhe o nível das águas. A empresa contratada para a construção do equipamento tem 60 dias para concluir o trabalho. Atualmente, as embarcações que fazem passeios turísticos partindo da zona Sul ficam distantes da orla, exigindo que os passageiros façam o percurso de bote entre margem e os barcos.
Turismo náutico - A construção do píer em Ipanema, uma das áreas da orla mais equipadas para o turismo, acompanha as demais iniciativas em andamento para a revitalização do principal atrativo turístico natural da Capital gaúcha e sua aproximação com a cidade. O repasse de recursos públicos a Atun foi feito por meio de convênio, dando sequência à política iniciada pela SMTUR em 2008 para ordenar e estimular o segmento de Turismo Náutico em Porto Alegre.
O que: Marco do Píer na orla do bairro Ipanema
Dia: 23 de setembro – domingo
Hora: 14h30
Local: Avenida Guaíba com Rua Leblon – Bairro Ipanema



/guaiba /ipanema /turismo
Texto de: Eliana Zarpelon
Edição de: Manuel Petrik
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.