Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

5 de setembro de 2012

Capital terá 7ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos

Foto: Amanda Nunes da Silva/DivulgaçãoPMPA
O evento ocorrerá de 23 a 29 de novembro, com exibições gratuitas
O evento ocorrerá de 23 a 29 de novembro, com exibições gratuitas
A secretária municipal de Direitos Humanos e Segurança Urbana, Sônia D'Ávila recebeu, nesta quarta-feira,5, em seu gabinete, a produtora cultural Ana Adams, da Alecrim Produções. O encontro serviu para tratar da realização na Capital da 7ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos da América do Sul. O evento ocorrerá de 23 a 29 de novembro, no Cine Santander Cultural, com exibições gratuitas.
Uma das indicações de Sônia D'Ávila foi para que este ano a iniciativa tenha realização também descentralizada para os Territórios da Paz: Restinga, Bom Jesus, Cruzeiro e Lomba do Pinheiro. "Temos o Estúdio Multimeios na Restinga que será um ótimo local para a exibição dos filmes", afirmou a secretária. Além da produtora local do evento, participaram das discussões Mário Morocini Azambuja, Coordenador de Políticas de Direitos Humanos da SMDHSU e articulador da atividade, e Márcia Bernardes Silveira, da Assessoria de Pesquisa e Formação, que responde pelo projeto básico de contratações para a atividade pela prefeitura.
A Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul apresenta filmes sul-americanos que discutem questões atuais no continente. É uma realização da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, com produção da Cinemateca Brasileira do Ministério da Cultura e patrocínio da Petrobras. O evento celebra o aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos, proclamada pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 10 de dezembro de 1948.
A produção fica por conta da Alecrim Produções. Além disso, são fomentados agendamentos para escolas, ONGs, associações de bairro e outras instituições públicas estatais e não-estatais. Reflexo da política de direitos humanos de Porto Alegre, que segue as diretrizes do Programa Nacional de Direitos Humanos - 3, no que se refere à Educação e Cultura, para uma sociedade mais justa, com respeito e sem violência, visando à construção de uma verdadeira cultura de paz.
Mais informações no e-mail: direitoshumanos@sdhsu.prefpoa.com.br ou pelo telefone (51) 3289-7019. Para agendamentos, o telefone é (51) 3023 5377. Há ainda o site www.cinedireitoshumanos.org.br. As datas e a programação com os filmes ainda serão confirmadas, mas desde já é certo que a temática dominante irá fortalecer a cultura de direitos humanos e da não violência.


/cinema /direitos_humanos
Texto de: Gládis Ybarra
Edição de: Manuel Petrik
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.