Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

26 de setembro de 2012

Arte Negra do Sul estreia em outubro no Renascença

Foto: Divulgação/PMPA
Espetáculo reúne canto, dança, música e recursos multimídias
Espetáculo reúne canto, dança, música e recursos multimídias
A arte e a cultura dos artistas negros produzida no Rio Grande do Sul será apreciada em uma série de três grandes espetáculos musicais, que serão apresentados nos dias 2 e 3 de outubro, no Teatro Renascença, em Porto Alegre. O espetáculo "Arte Negra do Sul" estreia no dia 2 de outubro, às 21h, e no dia 3 terá duas sessões: às 18h30h e às 21h. A entrada é franca, mas recomenda-se a doação de material de higiene pessoal para a Casa do Artista Rio-grandense. Retirada de senhas uma hora antes de cada sessão.

Conjugando canto, dança, música e recursos multimídias, o projeto "Arte Negra do Sul" pretende fazer uma homenagem atemporal aos artistas negros do Sul, destacando alguns dos mais expressivos nomes do cenário artístico de Porto Alegre. O time é formado pelos cantores Giba-Giba, Marietti Fialho, Lúcia Helena, Rosa Franco, Alexandre (participação especial) e Gelson Oliveira (que assina a direção musical do projeto) e por brilhante naipe de instrumentistas gaúchos, composto por Giovanni Berti e Tuti Sagui (percussão), Marquinhos Fê (bateria), Gilberto Oliveira (guitarra), Luis Mauro Filho (teclados) e Everson Vargas (baixo e coordenação musical).

No repertório musical, composições autorais dos integrantes do espetáculo nos ritmos de samba, pop, bossa, entre outros. As coreografias assinadas por Heloisa Peres serão interpretadas pelos bailarinos Thyago Cunha, Elis de Souza, Carlos Andrade, Joyce Correa e Alessandro Correia.

Segundo a diretora e coreógrafa Heloísa Peres, o projeto Arte Negra do Sul vem ao encontro das grandes iniciativas no sentido de dar maior visibilidade à produção artística contemporânea dos afrodescendentes de Porto Alegre. “A inegável qualidade artística do elenco reunido vem confirmar a excelência deste projeto, expressando a contribuição do povo negro na arte e cultura brasileira atual”, argumenta a diretora artística.

“Arte Negra do Sul” também pretende reeditar o sucesso obtido com o projeto “Trilhas do Prata", realizado em 2007, no Theatro São Pedro, outra iniciativa assinada por Heloisa Peres, que reuniu, além dos artistas já citados, o músico Paulo Dionísio, Juliano Barreto e a cantora Zilah Machado, que será homenageada na presente edição.

Serviço:
O Que: "Arte Negra do Sul", com Giba-Giba, Marietti Fialho, Lúcia Helena, Rosa Franco, Alexandre e Gelson Oliveira e grande elenco.

Onde: Teatro Renascença (Avenida Erico Verissimo, 307), Porto Alegre-RS.

Quando: Estreia dia 2 de outubro de 2012, às 21h. No dia 3/10, sessões às 18h30 e às 21h

Quanto: Entrada é franca. Solicita-se a doação de material de higiene pessoal para a Casa do Artista Rio-grandense. Retirada de senhas 1 hora antes de cada sessão.

Duração: 1h30min

Recomendação etária: Livre

Realização: HD' Arte Eventos


/cultura
Edição de: Gilmar Martins
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.