Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

30 de agosto de 2012

Projeto Arenas Culturais a ser desenvolvido na Copa 2014 e Copa das Confederações

O que é:

As Arenas Culturais têm por objetivo oferecer uma mostra (em shows, apresentações, performances, projeções e exposições) da diversidade cultural do Brasil. Elas funcionarão em local a ser determinado pelas cidades-sedes e horário sugerido de funcionamento é das 9h às 22h.  

Quem organiza:

A iniciativa é organizada pelo Ministério da Cultura e será desenvolvida em parceria com as secretarias municipais e estaduais de cultura das cidades-sedes da Copa do Mundo de Futebol 2014. 

Quando:

No período compreendido entre a primeira e a última partida de futebol realizadas em cada uma das cidades-sedes. A data, portanto, varia de acordo com a cidade em questão. Cidades-sedes: Belo Horizonte, Brasília, Cuiabá, Curitiba, Fortaleza, Manaus, Natal, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo. 

Local:

Trabalhamos provisoriamente com o Parque da Harmonia, onde também se realizará uma edição reduzida do Acampamento Farroupilha (seguindo inclusive lei da Câmara de Vereadores a esse respeito). A realização da Arena Cultural com esse evento proporcionaria economia com segurança, saúde e transportes, além de infraestrutura geral, incluindo a gastronômica. 

Sobre as instalações do evento:

O Ministério da Cultura ofereceu edital à comunidade arquitetônica e este será julgado por uma comissão em fins de setembro. Cada cidade-sede indicará uma lista quíntupla de arquitetos notáveis, da qual o Minc tira um representante por cidade-sede. Essas instalações serão temporárias e deverão ser reaproveitáveis, sendo posteriormente distribuídas entre entidades culturais das cidades-sedes. 

Estruturação da mostra:

Serão quatro eixos. 

Brasil Diverso: Manifestações Tradicionais - Esta Plenária observará os parâmetros e critérios estabelecidos pela Secretaria de Políticas Culturais e Secretaria de Diversidade Cultural no que se refere à identificação das manifestações referidas. Respeitando os princípios da diversidade cultural brasileira; 

Brasil Artes: Neste eixo serão contempladas as apresentações de música, teatro, circo, dança que representam o Brasil na sua produção mais moderna contemporânea e urbana; 

Brasil Audiovisual: Apresentação da produção audiovisual brasileira atendendo curtíssimos, curta, média e longa metragem, documentários, animação, que demonstrem a complexidade cultural do audiovisual brasileira e suas tecnologia; 

Brasil Criativo: (Arquitetura, design, moda) Feira composta de produtos artesanais, produtos de expressão local, lidando com as mais variadas linguagens da economia criativa com um eixo claro para negócios e exportação, bem como, a representatividade gastronômica e de roteiro turístico dos 12 Estados e Cidades-sede. 

Divisão das atrações:

No Brasil das Artes e Brasil Diverso

-40% via Funarte – será aberto edital, escolha via curadorias (compostas com membros de cada cidade-sede)

-60% escolha local (a escolha se dará pelas entidades culturais de cada cidade-sede, sendo que as respectivas secretarias de cultura municipal e estadual farão a mediação, ou moderação, desse processo)

Destes 60%: metade (30% do total) se apresenta no local e metade (30% do total) será 'exportada' para as outras 11 cidades-sedes. 

No Brasil Audiovisual e Brasil Criativo

100% escolhidos pela cidade-sede, sendo 40% para apresentação local e 60% a serem 'exportados'. 

Verba:

Cerca de R$ 10 milhões (valor a ser confirmado) a serem divididos igualmente entre as 12 sedes. Aproximadamente R$ 833 mil por sede, sendo que as Prefeituras e os Governos Estaduais darão em contrapartida de 8% do valor (ou 4% para cada um). A isso se soma o cachê dos grupos que se apresentam no local e dos artistas 'exportados', mais diária e material (por exemplo, da mostra de gastronomia, etc) da turma a ser exportada.

O Ministério da Cultura custeará as viagens e hospedagens da turma a ser exportada por cada uma das cidades-sedes. 

Além disso, estão previstos pelas Arenas Culturais:

- Um local de exposição em cada cidade-sede, que comporá com a Funarte uma exposição de artes-plásticas. A escolha dos expositores se dará por edital e o julgamento dos projetos também se dará por comissão composta de representantes de cada cidade-sede.

- Um site especial da Funarte conterá uma ampla mostra de música contemporânea das 12 cidades-sede, o processo de escolha deve seguir os critérios dos eixos anteriormente mencionados.