Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

27 de agosto de 2012

Exposição apresenta uma parte da África na Galeria dos Arcos


Foto: Divulgação/PMPA
A cidade de Pemba possui cerca de 140 mil habitantes e localiza-se no norte de Moçambique
A cidade de Pemba possui cerca de 140 mil habitantes e localiza-se no norte de Moçambique
Foto: Divulgação/PMPA
Exposição de Martino Piccinini traz a África para a Usina do Gasômetro Exposição de Martino Piccinini traz a África para a Usina do Gasômetro
A Coordenação de Cinema, Vídeo e Fotografia da Secretaria Municipal da Cultura abre, nesta terça-feira, 28, às 19h, a exposição "África, Oi! Pemba, Tchau!", do fotógrafo Martino Piccinini, que ocupará a Galeria dos Arcos (no andar térreo da Usina do Gasômetro) até o dia 30 de setembro, apresentando imagens clicadas durante a estada do artista na cidade moçambicana de Pemba.
Em 2010, Martino participou da 4ª Oficina de Inovação em Artesanato na cidade de Pemba, a convite da Fundação Aga Khan de Moçambique, onde 135 artesãos estiveram envolvidos. Esse projeto foi coordenado pelo designer Renato Imbroisi e possibilitou a Martino prestar sua contribuição no desenvolvimento da oficina. O artista permaneceu 15 dias trabalhando como voluntário junto aos artesãos, aprendendo técnicas, ensinando formas e, sobretudo, fotografando.
Além de todo o projeto, o artista acabou vivenciando e captando fotograficamente um pouco da cidade, da cultura e dos seus habitantes. Imagens de crianças, cidades, artesãos, oficinas e ilhas, montam um material fotográfico vivo e documental de uma África não tão conhecida. A cidade de Pemba possui cerca de 140 mil habitantes e localiza-se ao norte de Moçambique, não possui sistema de canalização de água e conta com apenas 48 escolas, 1 hospital e 9 centros de saúde.
Martino tem 22 anos e é estudante de Design de Produto na UFRGS. Desde 2009 realiza estágio no escritório Tina e Lui – Arquitetura e Design – que possibilitou suas diversas vivências com design, artesanato e fotografia. Em 2011, foi selecionado para o projeto Banco de Idéias – Casa Brasil, que repercutiu no impresso da revista Summa +, e teve o projeto Mesinha Mesa selecionado pelo Museu da Casa Brasileira. É responsável, ainda, pelo projeto gráfico do jornal Tabaré.
Martino Piccinini é o primeiro fotógrafo a expor na Galeria dos Arcos que utiliza o crowdfunding, modelo que permite que indivíduos ou empresas financiem seus projetos através de doações coletivas, sistema que tem crescido e vem ganhando inúmeros adeptos em todo o mundo. No site da Catarse os interessados em participar podem se cadastrar e contribuir para a realização da exposição de Martino com valores a partir de R$ 10,00. A premissa é relativamente simples: o autor da ideia apresenta sua proposta em uma plataforma online e diz quanto quer captar. Através deste sistema, indivíduos que se interessem em apoiar o projeto fazem doações de acordo com a sua disponibilidade financeira. Em troca, o dono do projeto oferece uma recompensa. No caso de Martino as recompensas são cópias de suas fotos e a citação dos nomes dos apoiadores na exposição.
Serviço:
"África, Oi! Pemba, Tchau!", de Martino Piccinini
Local: Galeria dos Arcos (andar térreo da Usina do Gasômetro)
Data: Abertura dia 28 de agosto de 2012, às 19h / Visitação até 30 de setembro – de terças a domingos - das 9 às 21h



/cultura /fotografia
Texto de: Gabriel Ferreira
Edição de: Álvaro Luiz Oliveira Teixeira
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.