Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

15 de agosto de 2012

Acampamento Farroupilha terá grande área de convivência

Foto: Evandro Oliveira/PMPA
Infraestrutura começou a ser montada, e alguns galpões já estão prontos
Infraestrutura começou a ser montada, e alguns galpões já estão prontos
Foto: Francielle Caetano/PMPA
Evento abre oficialmente em 7 de setembro Evento abre oficialmente em 7 de setembro
O Acampamento Farroupilha deste ano apresentará como novidade uma grande Praça de Convivência no centro do Parque Maurício Sirotsky Sobrinho (Harmonia). O espaço será decorado com um paisagismo que imita aldeias do século XIX e um ambiente ecologicamente correto, onde também serão entregues materiais instrutivos de reciclagem. No espaço, estarão os estandes dos patrocinadores do evento e o palco dos grandes shows. Segundo o secretário-adjunto municipal da Cultura e coordenador do Acampamento, Vinícius Brum, o local será uma atração turística. “Haverá mais espaço para a circulação e para as pessoas assistirem aos shows”, comenta.

A Semana Farroupilha terá como tema “Nossas Riquezas”, abordando nove itens: fauna, flora, água, agricultura, indústria, comércio, produção de energia, extrativismo e cultura. E o tema do Acampamento Farroupilha será a sustentabilidade ambiental. Brum diz que a ideia da organização do evento é juntar as duas coisas. “Vamos utilizar o processo de reciclagem dos resíduos orgânicos, seco e óleo de cozinha como um trabalho em benefício das nossas riquezas, que é o tema da Semana Farroupilha. Ou seja, não sujando o nosso parque, que é um bem da cidade, ou ajudando a cadeia produtiva da reciclagem, dos catadores, das usinas de reciclagem, que também representa uma riqueza”, comparou.
Os trabalhos de conscientização, esclarecimentos e educação ambiental serão feitos por orientadores que estarão no local. As ações serão compartilhadas pela empresa Braskem, Departamento Municipal de Limpeza Urbana, Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES). Serão colocados tonéis nesta área central e dois em cada piquete, para a separação do lixo orgânico com o lixo seco. Também será intensificado o recolhimento de óleo de cozinha utilizado na Praça de Alimentação.

Preparativos - O Acampamento Farroupilha abre oficialmente no dia 7 de setembro e vai até o dia 20. Os festejos municipais encerram-se no dia 19, com o Desfile Temático, que a partir deste ano integra a programação cultural do evento. Serão 360 entidades acampadas no Parque Maurício Sirotsky Sobrinho, entre piquetes, CTGs e DTGs. A infraestrutura começou a ser montada, e alguns galpões já estão prontos. Há água e luz para as equipes que trabalham no local. No sábado, 18 de agosto, o parque será aberto para as entidades montarem os piquetes. A estimativa da organização é de que se repita o público registrado nos últimos dois anos, de 1 milhão de visitantes.



/acampamento_farroupilha
Texto de: Fabiano Cardoso
Edição de: Álvaro Luiz Oliveira Teixeira
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.