Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

20 de julho de 2012

Tarso vai ao Rio encomendar projeto de centro de eventos a Niemeyer



Governador viaja na tarde desta sexta-feira para reunião com arquiteto

A construção de um centro de feiras e eventos de grande porte em Porto Alegre começará a ser esboçada em reunião entre o governador Tarso Genro, a secretária do Turismo, Abgail Pereira, e o arquiteto Oscar Niemeyer.
Em reunião que ocorrerá às 17h30min desta sexta-feira, no Rio de Janeiro, no escritório de Niemeyer, Tarso encomendará, por meio de carta-convite, o projeto arquitetônico da obra.
Empolgados com a magnitude que pretendem dar ao centro de feiras e eventos e com a grife de Niemayer, famoso por ter desenhado Brasília, os integrantes do Palácio Piratini definem a obra como "monumental".
Aos 104 anos, Niemayer irá assinar o projeto, mas deixará a parte operacional com a equipe do seu escritório. Devido aos elevados custos, o governo estadual já definiu que a proposta será executada com uma Parceria Público-Privada (PPP). Uma licitação será lançada para selecionar investidores interessados. Eles obterão retorno com o aluguel de restaurantes que ficarão na área gastronômica do centro. Também terão datas em que poderão utilizar o auditório do local, com capacidade mínima para quatro mil pessoas, e os pavilhões para a realização de eventos e espetáculos de música e teatro. O estacionamento também poderá render dividendos aos empreendedores. O Piratini entende que a gestão compartilhada com a iniciativa privada é o melhor caminho porque viabiliza o investimento e garante a manutenção e o direito de o Estado interferir na administração.
Ainda não há um cenário absoluto, mas o governo estadual entraria na PPP com a concessão do terreno onde deverá ser erguida a obra desenhada por Niemayer. Pelo menos três áreas estão nos planos: o Morro Santa Tereza, a Doca Turística, nas proximidades da Arena do Grêmio, e o Centro Vida, na Zona Norte.
Como ficam às margens do Guaíba, o Morro Santa Tereza e a Doca Turística estão entre as preferidas do governo. No entanto, a escolha do local também passará pela avaliação das condições de trafegabilidade da região e das ofertas dos setores hoteleiro e gastronômico.
Com a construção do centro multiuso, que poderá abrigar desde feiras e eventos industriais e acadêmicos até espetáculos, o governo estadual pretende transformar Porto Alegre na Capital do turismo de negócios do Mercosul. Hoje, essa condição é desfrutada por São Paulo.

ZERO HORA