Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

30 de julho de 2012

Revitalização pode chegar à zona norte de Porto Alegre


Projeto em gestação visa a recuperar área que já foi um marco dos esportes náuticos da Capital


Revitalização pode chegar à zona norte de Porto Alegre Félix Zucco/Agencia RBS
Antigas arquibancadas abandonadas em frente ao Guaíba são lembranças dos tempos áureos da orla da zona norte da Capital Foto: Félix Zucco / Agencia RBS
A revitalização da orla do Guaíba não deverá se limitar ao trecho entre o Centro Histórico e a zona sul de Porto Alegre. Está em gestação no governo do Estado um projeto para ampliar as melhorias à zona norte da Capital. A proposta surgiu na Secretaria Estadual do Esporte e Lazer a partir de discussões sobre a forma de celebrar, no ano que vem, os 50 anos da Universíade, que movimentou a cidade em 1963. O maior evento esportivo universitário do mundo deixou como legado, por exemplo, o ginásio da Brigada Militar, concluído, às pressas, em três meses.
O debate acabou enveredando para o abandono da orla na região, que já foi um marco dos esportes náuticos na cidade — antigas arquibancadas abandonadas em frente ao Guaíba são a prova disso. As discussões resultaram na idealização de um plano ambicioso: ampliar a revitalização prevista para a orla até a área entre a ponte do Guaíba e o bairro Humaitá — espaço do antigo parque náutico.
De acordo com o secretário estadual do Esporte e Lazer, Kalil Sehbe, o arquiteto Índio da Costa — responsável por projetos como o da Marina da Glória, no Rio de Janeiro — aceitou contribuir com a iniciativa.
— Estamos em fase de anteprojeto com o Índio da Costa, que está trabalhando de forma voluntária. Daqui a 60 dias, deveremos ter esse anteprojeto em mãos. Isso é importante, porque já vamos ter a revitalização do Cais Mauá — disse o secretário.
O local deverá contemplar espaços para as federações de esportes náuticos, um museu que relembre os nomes mais importantes do surfe e da vela, por exemplo, e até uma piscina com ondas. Não se descarta, porém, que empreendimentos como bares, restaurantes e outros comércios venham a se instalar, conforme o secretário.
Parcerias com especialistas dão fôlego ao projeto
Um dos trunfos para tocar adiante o projeto, batizado de Resgate e Revitalização do Parque Náutico do Estado, são as parcerias com especialistas. Pioneiro do surfe profissional gaúcho, o advogado tributarista Alexandre Ely Guerreiro atua como um consultor para a área de esportes náuticos. Ao lado de sua equipe, Guerreiro tem buscado informações que incrementem o projeto.
— Temos entrado em contato com marinas da Europa, com Puerto Madero, em Buenos Aires, para servirem de exemplo. O local tem potencial para receber auditório, espaço cultural e uma iluminação de LED com base em energia solar — afirmou.
O que se cogita para a região
- Instalação de federações de esportes náuticos
- Museu com os grandes nomes de esportes aquáticos
- Calçada da fama dos esportistas
- Piscina com ondas
- Bares e restaurantes
- Auditório
- Espaço cultural
- Marina pública
O que já se prevê para a orla do Guaíba
- Revitalização do Cais Mauá
- Revitalização da orla entre a Usina do Gasômetro e o BarraShoppingSul (projeto do arquiteto Jaime Lerner)
A Universíade
- Entre 30 de agosto e 9 de setembro de 1963, reuniu mais de 1,5 mil atletas universitários de 27 países em Porto Alegre. O evento foi marcante, já que, na época, era o maior encontro desportivo do mundo depois da Olimpíada.
ZERO HORA