Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

19 de julho de 2012

Prefeitura quer entregar Rocco ao convívio dos porto-alegrenses

Foto: Cristine Rochol/PMPA
Prédio construído em 1912 é ponto turístico do Centro Histórico
Prédio construído em 1912 é ponto turístico do Centro Histórico
Dentro das ações de revitalização do Centro Histórico, a Prefeitura de Porto Alegre está encaminhando um processo que deverá devolver o antigo prédio da Confeitaria Rocco aos porto-alegrenses. A intenção do Executivo é de que o espaço volte a ser um local de convívio, não só integrando o espaço à Praça Conde de Porto Alegre, defronte ao prédio, como vinculando o cidadão a uma época memorável da cidade. Em setembro, a casa completa cem anos.

Situado na esquina das ruas Riachuelo e Dr. Flores, o prédio ainda passa pelo processo de desapropriação. Depois, será feita a licitação para que, além da recuperação, se instale, novamente, no local, uma confeitaria. “O apelo popular para que se restabeleça esse comércio é muito grande”, conta o coordenador da Memória Cultural da Secretaria Municipal da Cultura, Luiz Antônio Bolcato Custódio. Segundo o coordenador, existe uma “nostalgia” do porto-alegrense em relação à fábrica de doces que ali se estabeleceu em 1912, revelada pelos apelos que chegam aos agentes da Memória Cultural.
Relacionada a uma importante etapa no desenvolvimento de Porto Alegre, a confeitaria foi um lugar de encontros e comemorações da sociedade à época. Por ali passaram presidentes da República – como Eurico Gaspar Dutra e Getúlio Vargas-, o governador Daltro Filho, o ministro de Guerra Góis Monteiro e o modernista Mario de Andrade. A edificação de 1.560 metros quadrados decorado com requintes da época foi tombado em 1997. “O prédio é uma aula de simbolismos. Poderíamos entregá-lo para uma empresa ou banco, mas, aí, o porto-alegrense só teria sua fachada. Recolocar uma confeitaria na antiga casa, aliando à recuperação da Praça, significa resgatar um ponto de convívio, um lugar turístico e um prédio que serve de local para estudantes de história e arquitetura, por exemplo”, analisa Custódio.
Confeitaria Rocco
O italiano Nicola Rocco (1861-1932) foi funcionário da famosa confeitaria “El Molino” de Buenos Aires. Mudou-se para Porto Alegre, onde abriu, em 1892, uma pequena confeitaria. Em 1910, decidiu construir uma nova, no centro da cidade, nas proximidades da antiga Praça do Portão. O projeto arquitetônico foi de Salvador Lambertini e de Manuel Itaqui Barbosa Assumpção, que também foi responsável pelos prédios do Campus da Ufrgs e do Viaduto Otávio Rocha.

A Rocco foi feita no estilo da Confeitaria El Molino, de Buenos Aires. Tem três pavimentos, porão e terraço. A confeitaria se organizava com espaços para fabricação de massas e doces no subsolo; loja e salão de refeições no térreo; salão de festas no 2º pavimento e copa no 3º pavimento. Do alto, no terraço, era possível contemplar a paisagem urbana e o rio.

Sua edificação tem peças em estilo eclético, com detalhes em art-nouveau. Chamam atenção na fachada os Atlantes (estátuas masculinas), carregando produtos da terra, representando a América e a Fartura e a Europa e a Abundância.


/patrimoniocultural
Texto de: Caren Mello
Edição de: Gilmar Martins