Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

20 de julho de 2012

Porto Alegre terá serviço de aluguel de bicicletas

Convênio assinado ontem tem a intenção de diminuir o número de veículos nas ruas da Capital


A Capital gaúcha irá constar oficialmente no mapa das cidades que disponibilizam bicicletas para a população. Um edital assinado ontem entre a prefeitura e a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) prevê que empresas concorram para, ainda este ano, construírem bicicletários de locação de transporte em duas rodas – não motorizado – nas áreas centrais, centro-sul e norte do município.

Aideia inicial é de que pelo menos 30 pontos sejam colocados à disposição dos moradores. Desafogar o trânsito por meio de uma nova consciência. Este é o conceito central do projeto que irá ampliar o transporte coletivo de Porto Alegre dos ônibus, metrô e lotações também para as bicicletas. O projeto é semelhante aos que já ocorrem em Barcelona, na Espanha e no Rio de Janeiro. A intenção é de que o aluguel custe R$ 5 por dia e R$ 10 por mês.

A diferença – e a vantagem – da capital gaúcha em relação a essas cidades é que a EPTC pretende englobar a utilização dos cartões TRI e SIM (trem) para locar bicicletas, com a intenção de gerar comodidade aos usuários.

O aluguel de bicicletas deverá ser utilizado apenas por adultos ou adolescentes com mais de 16 anos. Os veículos, estilizados e igualmente identificados, terão acompanhamento, controle e fiscalização da EPTC, o que evita o risco de roubo ou sumiço.

– Mas é preciso se cadastrar a fim de ter uma senha para utilizar as bicicletas a cada locação. Os valores são mais a título de cadastramento do que propriamente pela prestação do serviço – explica Vanderlei Cappellari, diretor-presidente da EPTC.

A empresa vencedora da licitação será responsável pela implantação e gestão dos bicicletários. A EPTC, por outro lado, irá fiscalizar o serviço, que deverá ter 600 bicicletas para locação. As empresas concorrentes terão 30 dias, a partir de hoje, para apresentar um projeto que será avaliado 15 dias após entregue.

Intenção é incentivar a população a utilizar esse meio de transporte

– A intenção é incentivar o uso. Em pesquisas realizadas, identificamos que a dificuldade de andar de bicicleta em Porto Alegre ocorre muito devido ao sistema funcional de cada cidadão. Ele (o usuário) tem que tirá-la bicicleta de casa, guardá-la. Isso gera uma dificuldade para usá-la frequentemente – explica Cappellari, que acrescenta que o objetivo é facilitar o uso:

– Trabalhamos na mudança de comportamento, que se passe a respeitar o ciclista naturalmente no meio do trânsito.

Projetos como a ciclovia da Restinga apontam para isso: conforme a EPTC, houve uma redução de 60% no número de acidentes com ciclistas depois de concluída a obra.
 
zero hora