Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

17 de julho de 2012

Orquestra Villa-Lobos participa de festival internacional

Membros da Orquestra Villa-Lobos participam do V Festival de Música Internacional de Bragança Paulista, em São Paulo. O evento acontece até sábado, 21. Acompanhados da regente Cecília Silveira, onze estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental Heitor Villa Lobos foram agraciados com bolsas de estudo pelo maestro Laércio Diniz, integrante do corpo docente do evento. O músico conheceu o grupo por meio do professor Vladimir Soares, que o convidou a participar de ensaio na escola.
A escolha dos alunos foi feita pelo critério de maior experiência em violino e violoncelo. Compõem o grupo Alice Valente, Aline dos Santos, Alexsander Reis, Eriadne Boeira, Daniela Oliveira, Diego Silva, Leandro Melgarejo, Michele Santos, Rafaela Lima Pereira, Marcelly Soares e Thalita da Cruz. “O festival está muito bom pelo aprendizado de tocar em uma orquestra sinfônica, é outra realidade”, conta o aluno Alexsander Reis. Cecília também comentou a participação do grupo no festival no interior paulista. “Eles estão enfrentando desafios ao tocar com músicos de nível universitário em formação diferente de como nós fazemos na orquestra”, explica.
A cultura musical é desenvolvida no festival, iniciado domingo, 15, por meio de concertos diários de música erudita, conferências, workshops, oficinas para instrumentos como piano e violão. Os professores integrantes são de orquestras e instituições de ensino musical do Brasil e do exterior, como Laércio Diniz, maestro e diretor artístico da Orquestra Filarmônica do Brasil, e Ariane Petri, fagotista na Alemanha.
Em mais de 20 anos de atividade, a Orquestra Villa-Lobos já realizou mais de 900 concertos para público superior a 220 mil pessoas. A proposta foi idealizada pela coordenadora Cecília Silveira. Atualmente, o grupo tem cerca de 40 estudantes. Dois discos, “O Trenzinho do Caipira”, de 2002, e “Olhos Coloridos”, de 2008, foram gravados. Além disso, recebeu premiações como o Prêmio Artístico Lupicínio Rodrigues, da Câmara Municipal de Porto Alegre; certificação, pelo Ministério da Cultura, com o selo Prêmio Cultura Viva, como iniciativa reconhecida pelo caráter inovador e impactante na vida da comunidade; o troféu de Defesa de Direitos Humanos no Rio Grande do Sul, concedido pela Unesco/Assembleia Legislativa/Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho; e o Prêmio Líderes & Vencedores 2009, da Federasul e da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, como destaque comunitário.


/educacao
Texto de: Tiago Nequesaurt
Edição de: Caco Belmonte