Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

20 de julho de 2012

Governo tomba três edificações de Pelotas como patrimônio histórico do Estado


Pelotas, na Região Sul, possui vários prédios tombados como Patrimônio Histórico Federal, mas apenas um Estadual. Esse cenário, porém, mudou a partir desta sexta-feira (20). No final da manhã, o secretário de Estado da Cultura, Assis Brasil, e o diretor do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (Iphae), Eduardo Hann, assinaram, no município, o livro tombo de mais três edificações: o Instituto Simões Lopes Neto, o Castelo Simões Lopes e a Catedral São Francisco de Paula.
Secretário Assis Brasil assina o livro tombo Foto: Maria Emília Portella
Assis Brasil destacou a importância da cidade para a cultura e a história do Rio Grande do Sul. “Pelotas é um ponto de referência, foi um condensador cultural da mais alta influência, possuiu a melhor vida cultural do sul do País e não desmerece o passado. A cidade soube conservar seu valor simbólico. Estamos fazendo a nossa parte, mas a ação do Estado precisa da atuação da comunidade para preservar e manter este patrimônio”, afirmou.
Responsável pela abertura do processo de tombamento da catedral, a secretária geral de Governo, Miriam Marroni, também participou do evento. “Como pelotense, agradeço à Secretaria de Estado da Cultura por reconhecer o valor de Pelotas, sua história e seu patrimônio. Os três bens, agora patrimônios, receberem habilitação para buscar os financiamentos necessários para restauração e manutenção”, destacou.
O prefeito de Pelotas, Adolfo Fetter Junior, disse que a Catedral é o marco zero da cidade e entregou a Assis Brasil o livro comemorativo aos 200 anos do município.
Novos tombamentos
O secretário Assis Brasil anunciou a abertura de mais quatro processos de tombamento em Pelotas: a segunda casa de João Simões Lopes Neto, dois casarões da UFPEL e do Clube Negro Fica Ahi P`ra ir dizendo. A comunidade cultural pelotense, que lotou o auditório do Instituto João Simões Lopes Neto, aplaudiu entusiasmada quando o secretário comunicou o início dos estudos para o tombamento de todas as sedes do Banco Pelotense espalhadas pelo Estado.
Também participaram do evento a secretária de Cultura de Pelotas, Annie Fernandez, a representante da família de Simões Lopes Neto, Sueli Simões Lopes, o presidente do Instituto Simões Lopes Neto, Antonio Mazza Leite, e o padre Luiz Boari, pároco da Catedral São Francisco de Paula (Catedral Metropolitana de Pelotas), além de demais representantes da comunidade do município.
Texto: Asscom Sedac