Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

13 de julho de 2012

Estado define uso do complexo de prédios do bairro Tristeza


Em convênio firmado coma Secretaria de Estado da Cultura a 1ª Região Tradicionalista (1ª RT) do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG-RS) vai ocupar o Bloco A do complexo da tristeza, antigo Artesanato Guarisse, localizado na rua Landell de Moura 430, em Porto Alegre.
A decisão é resultado de uma audiência pública realizada em 2011 onde ficou definido o uso do complexo de prédios para o desenvolvimento de ações culturais. O encaminhamento evoluiu para a decisão de três formas de ocupação:
- Bloco A pela 1ª RT – MTG-RS;
- um bloco pela comunidade, que já está no local, mas que deverá apresentar um projeto de ações culturais e de manutenção do espaço;
- um bloco pelo Instituto Estadual de Artes Cênicas dentro do programa dos Galpões Culturais, que será mantido pela Sedac.
No local há ainda um espaço da Susepe que também usará para ações culturais e sociais desenvolvidas pela instituição.
O secretário de Estado da Cultura, Assis Brasil, vê o local como um excelente espaço para o desenvolvimento de projetos da comunidade cultural de Porto Alegre. “E também lá poderão ser recebidos grupos de todas as regiões do estado. A 1ª RT é uma entidade que tem reconhecida sua utilidade pública, e desta forma estamos contemplando várias linguagens culturais: a tradicionalista, a comunitária e a das artes de teatro, dança e circo. Assim damos uma utilidade eficiente para um espaço que estava ocioso”, disse.
A secretaria de Administração e Recursos Humanos encaminhou o processo de uso do espaço. “A iniciativa integra as ações previstas no Programa de Racionalização dos Bens Imóveis do Estado, o Otimizar, que tem como foco a modernização dos sistemas de gestão e controle do patrimônio móvel e imóvel do Rio Grande do Sul. O Otimizar será anunciado oficialmente na próxima segunda-feira, 16 de julho, mas parte dele já está em andamento há quase um ano. Além de destinar o uso dos bens imóveis do Estado para fins públicos e gerar economia financeira, podemos favorecer a implementação de projetos de desenvolvimento social, cultural e econômico, como fizemos com a 1ª RT. “, afirmou a secretária Stela Farias.
O espaço da 1ª RT – MTG-RS
No bloco A a 1ª RT – MTG-RS vai desenvolver ações culturais, em conjunto com a Sedac dentro do projeto Desenvolvimento da Cultura Gaúcha, que tem como objetivo a divulgação e o desenvolvimento da cultura do estado por meio de cursos, palestras, painéis, mostras culturais e ações diversas junto à comunidade.
O convênio terá vigência de 60 meses, período pelo qual a 1ª RT – MTG-RS será totalmente responsável pela manutenção e conservação do referido prédio.
Texto: Asscom Sedac