Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

17 de julho de 2012

Centro Cenotécnico terá novo prédio para sala de ensaios


O Centro Cenotécnico do Estado, que será desocupado em razão das obras de duplicação da Voluntários da Pátria, está com o seu futuro decidido. Serão reaproveitados e reformados os prédios remanescentes no local, além da construção de um novo prédio de 2.500 metros quadrados, em área contígua, pertencente ao Governo do Estado que abrigará a sala de ensaios.


Os recursos estimados como necessários para construção do novo prédio serão repassados pela Prefeitura de Porto Alegre e o projeto e execução da obra ficarão sob a responsabilidade do Governo do Estado.
A permanência do Centro Cenotécnico no local foi decida em reunião realizada nesta terça-feira, 17. Estiveram presentes o secretário municipal de Gestão e Acompanhamento Estratégico, Urbano Schmitt, o secretário estadual da Cultura, Assis Brasil, o assessor da secretária estadual do Planejamento, Rafael Prestes, a arquiteta da Secretaria Municipal da Fazenda, Maria Alice Michelucci, o representante do Instituto Estadual de Artes Cênicas (IEAcen), Marcelo Restori e representantes do Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Divisão do Rio Grande do Sul (Sated/RS).
O secretário de Gestão lembrou que mais de cem imóveis serão desocupados em razão das obras de duplicação da Voluntários da Pátria e que todos estão em negociação. "A situação do Centro Cenotécnico está resolvida e, juntamente com o Estado e representantes da classe artística do Rio Grande do Sul, conseguimos contemplar todos os atores envolvidos no processo. A proposta inicial é que a área deve ser liberada até dezembro deste ano", destacou Urbano. Conforme o secretário Assis Brasil, toda a obra terá acompanhamento do Instituto Estadual de Artes Cênicas (IEAcen) e será executada de comum acordo com os representantes da classe artísticas do RS.

Espaço - Mais de 80% da produção cênica porto-alegrense é ensaiada no Centro Cenotécnico, além de ser o espaço onde são concebidos e construídos cenários e adereços de teatro, circo, dança, cinema, carnaval, publicidade e eventos em geral. São três salas de ensaio, quatro depósitos e oficina de construção de cenários e estúdio de foto e vídeo. Atualmente, 60 cenários estão armazenados no centro. O espaço também atende a espetáculos de fora do Estado e do país, quando passam por Porto Alegre

/cultura

Texto de: Cleber Moreira
Edição de: Gilmar Martins