Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

18 de julho de 2012

Centro Cenotécnico permanecerá no mesmo endereço, mas de cara nova


Em reunião na noite desta terça-feira, ficou decidido que prefeitura irá construir novo prédio no lugar do edifício que será demolido para alargamento da Voluntários da Pátria


O Centro Cenotécnico, um dos espaços mais importantes para o desenvolvimento das artes cênicas em Porto Alegre, vai ganhar uma nova cara _ mas não um novo endereço. Na noite de ontem, a prefeitura da Capital anunciou que irá construir, no mesmo terreno, um novo edifício em substituição ao que será demolido para a ampliação da Voluntários da Pátria, obra que compõe o cronograma de obras para a Copa de 2014.

Desde o início do mês de junho a comunidade das artes cênicas gaúcha temia pelo destino do Centro, um espaço multiuso de 1,3 mil metros quadrados que desde 1985 é utilizado por cerca de 80% das companhias de teatro do Estado para concepção de espetáculos e ensaios. O lugar também abrange oficinas para construção de cenários e adereços, depósitos para armazenagem e estúdio de foto e vídeo.

Quando souberam da demolição de parte do complexo, artistas e representantes do Sindicato dos Artistas e Técnicos de Espetáculos de Diversão do Estado (Sated/RS) começaram as tratativas junto ao poder público para definir a melhor solução. As alternativas mais prováveis eram ou a desapropriação de um novo local em Porto Alegre ou a construção de um novo prédio no mesmo terreno onde hoje está o Centro. Ganhou a segunda.

Em comunicado, a prefeitura afirmou que "serão reaproveitados e reformados os prédios remanescentes no local, além da construção de um novo prédio de 2,5 mil metros quadrados, em área contígua, pertencente ao Governo do Estado que abrigará a sala de ensaios. Os recursos estimados como necessários para construção do novo prédio serão repassados pela Prefeitura de Porto Alegre e o projeto e execução da obra ficarão sob a responsabilidade do Governo do Estado".

SEGUNDO CADERNO