Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

29 de junho de 2012

Secretaria apresenta Plano Municipal de Cultura de Porto Alegre

A Secretaria Municipal da Cultura (SMC) lança, na quinta-feira, 5, o Plano Municipal de Cultura (PMC) de Porto Alegre. Será às 19h no Teatro Renascença (av. Érico Veríssimo, 307). A iniciativa, em parceria com o Ministério da Cultura, é um projeto-piloto no Brasil. O desenvolvimento do PMC é coordenado a partir dos desejos da classe artística e da sociedade civil, expressos durante oito conferencias municipais de Cultura. É também parte integrante da construção do Sistema Municipal de Cultura.
O desenvolvimento do PMC está previsto no Sistema Nacional de Cultura (SNC), que vem sendo implantado em todo Brasil a partir da criação de órgãos gestores da área, da constituição de conselhos de política cultural, como o Conselho Municipal da Cultura de Porto Alegre, reativado em 2009. O processo inclui a realização de conferências com ampla participação dos diversos segmentos culturais e sociais, elaboração de planos de cultura e instituição de fundos de cultura, entre outras ações. Em Porto Alegre, o PMC é coordenado pelo secretário-executivo da Cultura, Antônio Hohlfeldt.
O plano prevê a assistência técnica a estados e municípios, estabelecendo, como responsabilidade da União, estimular a capacitação das demais esferas para o exercício de suas responsabilidades a partir de um planejamento adequado e alinhado às diretrizes nacionais.


/cultura

Texto de: Marcelo Oliveira
Edição de: Caren Mello