Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

22 de junho de 2012

Entenda as principais razões do naufrágio da Rio+20

Movimentação no Riocentro é mais calmo com relação a ontem, quando os chefes de Estado de 193 países desembarcaramEntenda as principais razões do naufrágio da Rio+20 Felipe Dana/AP/Felipe Dana/AP
Faixa de protesto de 150 metros recebeu mensagens e pedidos de cidadãos na praia de Copacabana Foto: Felipe Dana/AP / Felipe Dana/AP
Será mais ou menos como ir ao cinema sabendo o final do filme. O último dia da Rio+20, nesta sexta-feira, deverá servir apenas para a aclamação pelos chefes de Estado do documento aprovado na terça-feira. Houve a concordância dos negociadores das 193 delegações presentes no Riocentro.
Significa que a conferência sobre desenvolvimento sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU) cumprirá a mais indesejável das expectativas. A de fracasso.
Tudo porque o documento final avança menos do que o esperado, e isso praticamente virou consenso nos movimentados corredores do Riocentro. É a opinião de integrantes de delegações internacionais, representantes de ONGs e até do setor privado. E a má notícia é que, salvo alguma surpreendente reviravolta, não haverá como mudá-lo. Trata-se de uma questão de diplomacia, já que o texto veio de um consenso entre os países.
O maior desgosto é expressado por entidades internacionais. Diretor-executivo da Via Campesina, Chavannes Jean-Baptiste, de Porto Príncipe, reclama da falta de metas para a soberania alimentar. Também vê desprezo ao fomento da produção local de alimentos, inclusive orgânicos.
O diretor-executivo do Greenpeace Brasil, Marcelo Furtado, prefere reclamar da postura dos países:
– Não existe vontade política. As delegações elogiaram um resultado medíocre.
A referência vai a declarações elogiosas de países ricos, como a Alemanha, que veem como pavimentado o caminho da economia verde e do desenvolvimento sustentável.
Secretário da ONU muda o discurso
No salão do pavilhão 5, alguns chefes de Estado colocavam panos quentes na questão. Como o primeiro-ministro do Catar, Hamad Al Thani. Ontem à tarde, o plenário sequer estava cheio quando ele discursou de forma protocolar:
– Apreciamos os esforços da ONU para promover o desenvolvimento sustentável.
E isso que o país está entre os maiores poluidores mundiais.
No hall do setor 5, um amplo espaço no qual os participantes descansam entre as sessões, reinava o conformismo. Em conversas informais, representantes de países como Espanha e Cuba admitiam não ser este o melhor documento.
Foi o contrário do que disse o secretário geral da ONU, Ban Ki-Moon. Na quarta-feira, ele reclamou de falta de ambição no texto final. Mudou de ideia ontem, ao elogiar um documento "ambicioso, amplo e prático". Fez eco ao que afirmava já na terça a diplomacia brasileira, feliz por fechar as negociações em tempo hábil – e com consenso.
Apesar das críticas generalizadas, houve elogios pontuais. O uruguaio Gustavo Aishemberg, representante da organização da ONU para o desenvolvimento industrial, celebra metas energéticas assumidas até 2030. O gaúcho Rafael Goelzer, da fazenda Quinta da Estância, de Viamão, lembra que a presidente Dilma Rousseff anunciou durante a Rio+20 que as empresas terão de apresentar relatório de sustentabilidade.
São avanços insuficientes para o resultado da conferência virar unanimidade positiva. O uruguaio Aishemberg dá uma boa explicação:
– Não existe nem nunca vai existir um documento que solucione todos os problemas da humanidade.
POR QUE A RIO+20 NÃO EMPOLGOU
Costura política
O fato de haver comemoração pela chegada de um consenso quanto ao documento final, a tempo da cúpula de líderes, mostra o quanto a questão é delicada. Conferências envolvendo ambiente e sustentabilidade tradicionalmente esbarram na falta de flexibilidade dos países – afinal, ninguém gosta de ceder. E sem concessões não pode haver acordo. Apesar de o documento final ter conteúdo mais fraco do que o esperado, a própria ONU reconheceu o bom desempenho da diplomacia brasileira. Vale lembrar que as conversas da véspera vararam a madrugada.
Crise econômica
Medidas para crescimento sustentável são elogiáveis, mas não deixam de significar um sinônimo para gastos. E não há algo que afugente mais os Estados Unidos em recessão e a União Europeia tomada pela crise econômica do que se comprometer a investir. É a explicação para um dos maiores fracassos da Rio+20, a negativa para a criação de um fundo anual de US$ 30 bilhões voltado para a sustentabilidade. Verdade que houve na conferência anúncios de investimento, mas nada com a magnitude da proposta rejeitada.
Ausência de líderes
Faltou quem tivesse coragem de assumir que o tema da sustentabilidade devesse entrar de vez para a agenda dos governos. Chegou-se a mudar a data da conferência para que a Rio+20 não colidisse quem e o Jubileu da Rainha da Inglaterra, no início do mês, e o evento pudesse contar com participação de maior peso internacional. Mas é possível que mesmo com as presenças de David Cameron, Barack Obama e Angela Merckel, teria faltado decisão e comprometimento. Deixou a desejar o surgimento de novas lideranças, e de negociadores capazes de conseguir um texto final mais ousado.
Questões religiosas
Apesar dos esforços para influenciar as negociações da Conferência da ONU para o Desenvolvimento Sustentável, as ONGs que atuam pelos direitos das mulheres ficaram frustradas com o documento final da conferência, que suprimiu a parte que fazia menção à proteção ao direito reprodutivo. As organizações defendiam uma afirmação do direito das mulheres à escolha sobre a reprodução, com acesso a serviços de saúde e educação sexual. O Vaticano, que tem status de observador na ONU, queria retirar essas referências, e teve sua vontade atendida.
OLHOS EM AHMADINEJAD
Quem pisa na impecável alameda do Hotel Royal Tulip, no bairro de São Conrado, talvez não imagine estar a poucos metros de um dos mais polêmicos líderes mundiais.
Porque um solitário soldado armado com fuzil e um carro da polícia com sirenes ligadas representavam as únicas forças ostensivas na casa carioca do presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, na quarta-feira à noite.
Mas isso do portão para fora. No pátio do hotel, a visita de ZH foi rápida. Após pouco mais de 15 minutos de circulação e de algum papo com os iranianos, dois seguranças do hotel – brasileiros, portanto –, avisaram da proibição quanto à presença de jornalistas.
Foi logo após a partida de uma van branca com cerca de 10 jovens e animados membros da delegação. Iriam jantar e conhecer o Rio, mesmo com chuva. Parte dos cerca de cem iranianos da delegação chegou ao Rio há duas semanas, para os preparativos da Rio+20, a conferência da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre desenvolvimento sustentável. Ahmadinejad só desembarcou na terça-feira à noite. Acenou para os presentes na base aérea do Galeão.
A presença de Ahmadinejad no Rio gerou protestos. Já no domingo, representantes de grupos sociais e religiosos foram às ruas em Ipanema. Uma vereadora carioca prometeu protocolar projeto para transformar o iraniano em persona non grata na cidade. E uma inauguração da réplica das colunas de Persépolis, doadas pelo governo iraniano, foi cancelada pela prefeitura.
Mais: anúncios publicados na imprensa, ontem, exortaram a vinda de Ahmadinejad. Antes de ele chegar, a organização internacional United Against Nuclear Iran enviou carta à rede de hotéis que hospedou o iraniano pedindo que a decisão fosse revista, sob ameaça de boicote – sobretudo nos Estados Unidos.
Por esses motivos – e sobretudo pelas ausências do presidente americano Barack Obama e da chanceler alemã Angela Merkel –, Ahmadinejad tomou os holofotes da conferência. Ao discursar na quarta-feira, no Pavilhão 5 do Riocentro, onde ocorre a cúpula com chefes de Estado, optou por uma fala até certo ponto amena. Diante de outros líderes mundiais, ocupou o púlpito de um amplo salão com sete colunas de mesas, cada uma com o nome do país correspondente gravado em placas marrons. E não deixou de criticar indiretamente os Estados Unidos.
– Não devemos buscar a hegemonia às custas de outros povos.
ZERO HORA