Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

30 de maio de 2012

Pequenas Violências - Silenciosas e Cotidianas


O texto vencedor da primeira edição do Prêmio Ivo Bender, Pequenas Violências - Silenciosas e Cotidianas, de Fernando Kike Barbosa será encenado na próxima terça feira, dia 05. A leitura dramática será no Instituto Goethe às 20h, com entrada franca. Na ocasião haverá também o coquetel de lançamento da segunda edição do Prêmio Ivo Bender, realizado pela Secretaria Municipal da Cultura e Instituto Goethe de Porto Alegre.


Lançado em 2011, o prêmio consagra a criação dramaturgica e premia o vencedor com o valor de R$10.000,00 (dez mil reais) além de uma bolsa de estudos na Alemanha. O texto vencedor dessa edição terá sua leitura encenada pela Cia Stravaganzza, com a participação de Adriane Motolla, Duda Cardoso, Janaina Pelizzon, o premiado Fernando Kike Barbosa, Lauro Ramalho, Rodrigo Mello e Sofia Salvatori. Depois da leitura, acontece um bate-papo com a comissão julgadora do prêmio: os jornalistas Newton Silva e Renato Medonça e o dramaturgo homenageado pelo prêmio Ivo Bender.


O texto Pequenas Violências - Silenciosas e Cotinianas parte de um fato corriqueiro e aparentemente sem maior gravidade: um atropelamento no qual não há vitimas fatais. A partir do olhar de diferentes testemunhas desse acidente a trama evolui como um quebra cabeça, onde as peças soltas aos poucos se encaixam, e vão revelando que por detrás desse acontecimento ‘banal’ algo mais terrível está para ocorrer.


Os personagens não têm relações diretas entre si, são desconhecidos, passantes, rostos que se cruzam mas que desviam seus olhares uns dos outros. A violência contida, mas latente em cada um, se revela em cada frase. São seres contaminados pelo veneno dos preconceitos sociais, aparentemente isolados em suas individualidades ferozes, e que sem perceber, participam de uma rede subterrânea de conflitos prestes a explodir.