Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

16 de maio de 2012

OP 2012-2013: apresentadas demandas já encaminhadas no Partenon


Foto: Luciano Lanes / PMPA
Saúde: Unidade de Saúde Murialdo IV teve espaço físico duplicado Saúde: Unidade de Saúde Murialdo IV teve espaço físico duplicado
O secretário de Coordenação Política e Governança Local, Cezar Busatto, representou o prefeito José Fortunati, na Assembleia da Região Partenon do Orçamento Participativo 2012-2013. Na plenária realizada na noite de terça-feira, 15, na Academia da Brigada Militar, Busatto apresentou realizações da prefeitura na região, com destaque às demandas na área da habitação, saúde e educação.

Na área de habitação, Busatto afirmou que as 540 unidades habitacionais do Residencial Bento Gonçalves estão com as obras bastante adiantadas e com entrega prevista para dezembro de 2012. Destacou também, a construção das 56 unidades habitacionais do Loteamento São Guilherme que abrigarão 28 famílias oriundas de áreas de risco da Região Partenon e outras 28, da Glória.

Saúde - A Unidade de Saúde da Família (USF) Ernesto Araújo – Murialdo IV, está entre as demandas do Plano de Investimentos e Serviços (PI) 2011, já prontas e com espaço físico duplicado. Além disso, foi implantada a terceira equipe de saúde da família e instalado novo gabinete odontológico. Foi destaque também a conclusão da reforma do andar térreo do Centro de Saúde Murialdo e a assinatura da ordem de início para a construção da sede própria da Unidade Básica de Saúde (UBS) São José em terreno cedido pela Secretaria Municipal do meio Ambiente (Smam).

Respondendo à manifestação da moradora da região, Rosa Helena, a respeito da falta de médicos, Busatto destacou que há previsão ainda para 2012 de conversão das Unidades Básicas de Saúde Vila Vargas e Campo da Tuca para Unidades de Saúde da Família (USF). “Isso garantirá, até o final do ano, que a Região Partenon receba 47% de cobertura de serviços de saúde da família”, afirmou. Além disso, há a previsão de construção de quatro novas USFs, gravadas no Plano de Investimentos e Serviços (PI) 2012, na região. São elas: USF Campo da Tuca, USF Primavera, na Chácara do Primeiro, USF Cosme e Damião e USF Maria da Conceição.

Educação - Na área de educação, Busatto destacou, a inauguração da Instituição de Educação Infantil Eremi, demanda de 2009, resgatada no PI 2011, que acontecerá quinta-feira,17. Além disso, anunciou que a prefeitura recebeu o projeto da Creche São Judas Tadeu, elaborado em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) e a área foi doação do Estado para o município. “Agradecemos o esforço e empenho da comunidade que não está permitindo a invasão da área”, afirma o secretário.

Em resposta aos questionamentos de Rosangela Alves, sobre a necessidade de mais creches, Busatto disse que quatro creches do Partenon estão em andamento. A primeira, localizada na Travessa Cosme e Damião, 86, obteve recurso aprovado na véspera da plenária, dia 14, e faz parte do PAC 2, com contrapartida da prefeitura. A licitação acontecerá em junho. A Creche São Judas está em fase de elaboração de projetos complementares para licitação.

As outras duas creches a serem construídas são a do Residencial Bento Gonçalves e a da Associação Carris. Enquanto a primeira aguarda programação da licitação, a outra está prestes a retomar as obras, após avaliação técnica.De posse de informações da Smed, o secretário de governança fala em mais possibilidades. “Outras creches poderão ser construídas, mas em áreas regularizadas e com infraestrutura. Pedimos a ajuda da comunidade para identificar essas áreas na região, mas ressaltamos que os terrenos deverão ter no mínimo 700 metros quadrados”, disse.

Houve destaques também nas áreas de saneamento básico, assistência social, pavimentação e meio ambiente.

Leia também: Habitação é a primeira prioridade da Região Partenon



/op
Texto de: Indaiá Dillenburg
Edição de: Caren Mello