Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

29 de maio de 2012

NOTICIAS SATED-RS e Casa do Artista Riograndense

 
 

 

TRABALHADORES DA ARTE TERÃO PISO SALARIAL E CACHÊ-TESTE
A nossa união vai mudar o cenário de reconhecimento profissional dos artistas e técnicos gaúchos.

Venha discutir conosco, no dia 18 de junho, a partir das 17 horas na Cia de Arte (Rua dos Andradas, 1780). Pisos salariais, cachês mais justos, cachê teste garantido, carga horária compatível. Estes são alguns dos itens a serem debatidos na Assembleia Geral Extraordinária que o SATED/RS realiza para elaborar a pauta reivindicatória da Convenção Coletiva sobre as relações de trabalho existentes ou que venham a existir na categoria profissional. No intervalo do encontro, que encerra às 22 horas, será oferecido um coquetel de confraternização aos associados.

A exemplo dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná, que já possuem piso salarial aprovado, o SATED/ RS quer ouvir os seus associados para firmar o acordo coletivo da categoria. Outro ponto a ser debatido no encontro é a obrigatoriedade do cachê teste, uma exploração praticada pela indústria cinematográfica e publicitária que está com os dias contados.

Sempre em defesa dos interesses da classe artística e técnica do estado do Rio Grande do Sul, o SATED/RS dispõe de uma série de benefícios aos associados como assessoria jurídica, plano de saúde com preços mais acessíveis, cursos profissionalizantes nas diversas áreas da arte cênica, cursos de especialização nas áreas técnicas, como por exemplo, segurança, iluminação e montagem de aéreos para circo. O sindicato ainda dispõe de apoio financeiro e de divulgação para grupos da capital e interior, além de uma van para transporte de profissionais associados.

EM DIA COM O SATED/RS 
No dia 18 de junho as atividades do SATED/RS estarão ocorrendo na Cia de Arte, a partir das 15 horas. Os sócios que não estiverem em dia com a anuidade de 2012 e desejarem participar da Assembleia poderão efetuar o pagamento no próprio local (falar com Magdala). Já para os sócios que estão com as parcelas de anos anteriores em atraso será concedida uma anistia de 70 %. 

ANOTE NA ADENDA
O QUE: Assembleia Geral Extraordinária do SATED/RS e coquetel de confraternização
ASSUNTO: Convenção Coletiva sobre as reivindicações da categoria
QUANDO: 18 de junho
HORÁRIO: 1ª chamada - 17 horas. 2ª chamada - 17h45 
ONDE: Centro Cultural Cia de Arte (Rua dos Andradas, 1780, Centro, Porto Alegre-RS)
CONFIRMAÇÃO: a produção do encontro pede confirmação de presença até o dia 12 de junho para a organização do coquetel. Falar com Luciano ou Douglas pelo fone: (51) 3226-1921/ 8465-1038 ou pelo e-mail: satedrs@satedrs.org.br

 

Atenciosamente,

SATED/RS - Na luta pelos trabalhadores da arte

Sindicato dos Artistas e Técnicos de Espetáculos de Diversões do Rio grande do Sul

Praça Osvaldo Cruz, nº 15/912 - Edifício Coliseu

Tel. (51) 3226-1921

www.satedrs.org.br

 

-------------

 

CASA DO ARTISTA RIOGRANDENSE

Tem orgulho de dar inicio a projeto:

JUSTIFICATIVA

O projeto contempla uma geração que não conviveu com as atuais linguagens de comunicação e como artistas que ainda podem e desejam trabalhar, merecem essa oportunidade, que poderá facilitar sua reinserção no mercado de trabalho das artes.

O Projeto pretende promover a cultura e a troca geracional entre os distintos atores sociais, desenvolvendo a identificação dos artistas abrigados e do seu espaço, articulando estes com sua comunidade. A imbricada relação entre a sociedade e as novas tecnologias em informação e comunicação (TIC's) atravessa a arte, a oralidade, enfim, culturas regionais as quais merecem atenção especial junto ao público idoso, em sua grande maioria não familiarizado com tais tecnologias em informação e comunicação, tão usadas atualmente.

O Projeto torna-se ainda mais relevante em possibilitar a melhoria da qualidade de vida e o das condições financeiras dos moradores da casa que estão fora dos padrões (idade) para o mercado de trabalho.
A metodologia será participativa, os moradores e alunos da comunidade participarão da construção dos conteúdos e da forma de trabalho.

OBJETIVO GERAL

Como objetivo geral se tem capacitar os moradores da Casa do Artista Rio-grandense para uso das novas tecnologias digitais, buscando integrá-los a este meio de comunicação, visando assim sua possível reinserção no mercado de trabalho das artes. Além de levar este tipo de atividade também para a comunidade local, buscando integração desta com a casa.

Com o aprendizado destas linguagens, os moradores estarão mais aptos a divulgar e assim preservar a memória histórica e cultural da casa, no que tange ao trabalho realizado por estes artistas no passado. A comunicação através de redes sociais, blogs informativos e de divulgação e alternativa para ocupar o tempo ocioso dos moradores podendo trazer-lhes novas perspectivas quanto a seu trabalho são os pontos mais visados, tendo em vista a vontade de muitos de continuar atuando de alguma forma no campo das artes.

 

Patrocínio:

 

Ao Diretor-Presidente da Corag Sr. Homero Paim
RENOVO EXPRESSÕES DE ELEVADA ESTIMA E CONSIDERAÇÃO


Atenciosamente,
Luciano Fernandes – Fone: 91237519

e-mail: contato@lucianofernandes.com.br

Presidente da Casa do Artista Riograndense

www.casadoartistariograndense.blogspot.com