Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

23 de maio de 2012

Lançado edital que destina R$ 1,26 milhão para a produção audiovisual no RS

A produção audiovisual do Rio Grande do Sul receberá por meio de edital público recursos para a produção de minisséries, documentários e videoclipes. Este é mais um dos editais do FAC 2012 e foi lançado na noite dessa terça-feira (22) no Jardim Lutzenberger da Casa de Cultura Mario Quintana pela Secretaria de Estado da Cultura.
Na ocasião também foi assinado um termo de cooperação técnica entre a Sedac e a Fundação Cultural Piratini Rádio e TV, onde as produções serão veiculadas.
Jéferson Assumção e Pedro Osório assinam termo de cooperação
O investimento total será de R$ 1,26 milhão, distribuídos na produção de quatro minisséries, com quatro episódios de 24 minutos cada; 10 documentários, com cerca de 24 minutos e dez videoclipes. O diferencial é que há reserva de vagas para produções do interior.
O secretário de Estado da Cultura, em exercício, Jéferson Assumção, destacou a importância da parceria com a Fundação Piratini. “Nós da secretaria da Cultura achamos fundamental a transversalidade. A comunicação é o que multiplica todo o trabalho cultural. A importância desses editais é compor mais uma forma de financiamento a cultura, e a circulação é fundamental para garantir os direitos culturais. Nós sabemos que as pessoas têm conhecimento dos seus direito à habitação, saúde, segurança, mas muitas vezes não sabem que possuem o direito à cultura e nosso papel é cada vez mais gerar a ideia do direito cultural. E para isso precisamos comunicar e comunicar com qualidade”.
O presidente da Fundação Piratini, Pedro Osório, comemorou o dia de boas noticias.”Estamos começando uma nova etapa na Fundação Piratini. O Governo do Estado deu seu aval hoje para iniciarmos a reconstrução da TVE e da FM Cultura. E essa união com a cultura nos traz satisfação e certeza de estarmos no caminho certo da comunicação pública no Rio Grande do Sul”.
A diretora de Economia da Cultura da Sedac, Denise Pereira, disse que a noite continha duas celebrações. “Em primeiro lugar temos que celebrar essa reaproximação com a Fundação Piratini, porque temos compreensão de que não podemos somente promover a produção do audiovisual, mas também promover uma janela de exibição e inserção, e nada melhor que nossos veículos públicos de comunicação. E outra celebração é esta quarto edital do FAC, pela primeira vez temos recursos diretos para a produção cultural no estado, pois buscamos a diversificação do financiamento da cultura”.
Também participaram do evento o diretor geral da Secretaria de Comunicação e Inclusão Digital, Luciano Ribas, o diretor do Instituto Estadual de Cinema,Luiz Alberto Cassol, a diretora da Rádio FM Cultura, Patricia Duarte e vários representantes do setor audiovisual gaúcho.
As inscrições para o edital podem ser feitas de 22 de maio a 24 de julho.
Saiba mais no site do Pró-Cultura RS http://www.procultura.rs.gov.br/
e no site da Sedac www.cultura.rs.gov.br
Texto: Asscom Sedac