Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

25 de maio de 2012

Habitação é a primeira prioridade em 10 plenárias regionais do OP

Foto: Cristine Rochol/PMPA
Restinga teve o segundo maior credenciamento da história: 1.789
Restinga teve o segundo maior credenciamento da história: 1.789
Pelo segundo ano consecutivo, habitação, educação, saúde e assistência social foram os temas mais escolhidos como primeira prioridade pelas regiões na rodada de assembleias do Orçamento Participativo (OP), realizadas de 16 de abril a 22 de maio. Durante as plenárias regionais os participantes escolhem quatro prioridades em um universo de 18 temas. Na soma geral, é possível saber quais temas foram escolhidos como primeira prioridade nas 17 regiões do OP.

Habitação é a vencedora, sendo a primeira prioridade em 10 das 17 regiões. As regiões que priorizaram habitação foram Humaitá-Navegantes, Leste, Partenon, Glória, Cruzeiro, Cristal, Centro-Sul, Eixo-Baltazar, Sul e Centro. Na segunda colocação ficou a educação, priorizada em duas regiões. Na seqüência aparecem saúde, também priorizada em duas regiões, porém pelo critério de desempate, que é o do número de credenciamentos na plenária, educação ficou em segundo lugar.

As plenárias regionais onde educação alcançou a primeira colocação foram nas regiões Norte e Restinga, cujos credenciamentos somaram 2.706 pessoas. A região Restinga teve o segundo maior número de credenciamentos na história do OP, com 1.789 inscritos. Nas plenárias em que saúde foi a primeira prioridade, regiões Noroeste e Lomba do Pinheiro, a soma foi de 1.435, deixando o tema em terceiro lugar. Assistência Social foi o quarto tema eleito como primeira prioridade. O tema foi priorizado na assembleia da região Ilhas.
Distribuição de recursos - O interesse de cada região e temática é com a situação das quatro prioridades eleitas, de 1º a 4ª colocações. Enquanto nas regiões os temas são 18, nas temáticas eles aparecem de acordo com o assunto de cada uma das seis temáticas. Nas 23 plenárias, os quatro eleitos (1º a 4º lugar) recebem nota. A primeira prioridade recebe quatro pontos, a segunda, três, a terceira, dois, e a quarta apenas um ponto. Somente as quatro prioridades receberão recursos. Para a divisão de recursos é necessário que sejam observados mais dois critérios (população total da região e carência de serviço ou infraestrutura), além das prioridades definidas nas regiões e temáticas.
Acesse aqui, as prioridades eleitas nas Assembleias Regionais e Temáticas do OP 2012-2013.



/orcamento-participativo
Texto de: Indaiá Dillenburg
Edição de: Caco Belmonte